O recurso educativo de introdução às ciências “O Pitchuko charmoso”, disponibilizado no portal Casa das Ciências, é uma proposta de trabalho desenvolvida por Bento Cavadas, Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Nelson Mestrinho, Sara Aboim, José Luís Coelho da Silva e Nuno Ribeiro, e com apoio gráfico de André Gomes.

Nesta proposta de trabalho pretende-se que os alunos, em trabalho de grupo, investiguem como é que as características são transmitidas de geração em geração. Para tal, irão resolver várias tarefas interdisciplinares entre as Ciências Naturais e a Matemática e usar uma espécie fictícia, o Pitchuko.

Integrado na categoria Introdução às Ciências – 3º Ciclo, estão disponíveis na página um guião para o aluno e um para o professor, para download e visualização online.

A Casa das Ciências é um portal colaborativo, que recolhe, valida e divulga recursos digitais para apoiar os professores no ensino da matemática e das ciências, a diferentes níveis de ensino. Todo o material é disponibilizado, após validação científica e pedagógica, em acesso aberto e sem qualquer tipo de custos para o utilizador.