Já se encontra disponível a mais recente edição da Revista Lusófona de Educação, que conta com um dossier temático dedicado ao tema da “Investigação Qualitativa: Diferentes abordagens em Educação”, organizado pelos investigadores António Pedro Costa (CIDTFF), Fábio Freitas (CIDTFF) e Mercedes González Sanmamed, e que integra vários artigos da (co)autoria de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

APRESENTAÇÃO: Investigação Qualitativa: Diferentes abordagens em Educação
António Pedro Costa (CIDTFF, UA), Fábio Freitas (CIDTFF, Instituto Politécnico de Leiria) & Mercedes González Sanmamed (Universidad de la Coruña)

Excerto:

À semelhança dos anos anteriores a Revista Lusófona de Educação (RLE) apre-senta um conjunto de artigos de Investigação Qualitativa, selecionados por António Pedro Costa, Fábio Freitas e Mercedes González Sanmamed, provenientes das 9ª e 10ª edições do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2020 e CIAIQ2021 – http://ciaiq.ludomedia.org), do qual a RLE foi parceira. Pelos artigos, consegue-se compreender a versatilidade das abordagens qualitativas bem como a sua capacidade de adaptação a diferentes contextos, recorrendo a diferentes técnicas de recolha e de análise de dados. Os métodos qualitativos continuam a sofrer mutações ajustando-se aos novos paradigmas.

A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
Marina Mota (CIDTFF, UA), Cristina Manuela Sá (CIDTFF, UA) & Cecília Guerra (CIDTFF, UA)

Resumo:

O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.

Curadoria digital: concepções e percepções de pesquisadores sobre avaliação de materiais didáticos digitais
Katia Alexandra de Godoi e Silva (UNOPAR), Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) & António Pedro Costa (CIDTFF, UA)

Resumo:

A avaliação de materiais didáticos digitais realizada por professores, vem sendo discutida por diversos autores, os quais são proponentes de instrumentos avaliativos, numa abordagem de classificação final ou numa perspectiva contextual. Tais aspectos podem levar os professores a refletirem sobre o processo dessa avaliação e, de que forma os materiais no formato digital, poderiam ser analisados no contexto da curadoria digital. Assim, o presente estudo objetiva compreender as concepções de pesquisadores sobre curadoria digital e suas percepções sobre como orientar os professores no processo de escolha de materiais didáticos digitais. Os participantes deste estudo são estudantes em um programa de pós-graduação stricto sensu, em uma universidade particular e comunitária, no estado de São Paulo, que atuam também como professores em Educação on-line e mediadores da formação de professores voltada à Curadoria Digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, que se apoia em dados construídos por meio de entrevistas, como processo reflexivo. A apreciação das entrevistas se dá a partir da análise de conteúdo, com o uso do software de análise qualitativa de dados o webQDA. Os resultados revelam possibilidades de diálogo entre o processo de escolha e avaliação de MDDs, o processo de CD, e o processo de ensino, o que sugere uma nova abordagem de formação de professores a partir do contexto em que estão inseridos. Uma formação voltada à CD, pois, na atualidade, revela-se como uma exigência e atribuição do professor, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade.

Análise da Comunicação de uma criança com Peturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório
Davys Moreno (CIDTFF, UA) & Susana Oliveira e Sá (Instituto de Estudos Superiores de Fafe)

Resumo:

Quando se trabalha com crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, percebe-se que a maior dificuldade radica na promoção da sua comunicação e socialização. O presente estudo de carácter qualitativo e exploratório, foi realizado no Brasil no ano de 2017. Centrou-se na utilização de um Pequeno Filme no qual uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo seguia as instruções de um Professor de Música através de um vídeo num telemóvel. Este Pequeno Filme foi analisado através da técnica de análise de conteúdo suportada pelo software na plataforma webQDA. Teve como objetivo observar as Funções de Comunicação e as Formas de Comunicação que a criança com Perturbação do Espetro do Autismo utilizava durante duas situações. Observámos a existência de limitações nas Formas de Comunicação e nas Funções de Comunicação da criança em estudo, tendo existido algumas melhorias com a introdução do vídeo através do Telemóvel. Como Conclusão, observamos que o telemóvel parece poder contribuir para tornar acessível a informação para as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, nomeadamente na melhoria da sua comunicação. Por último, é sugerida a realização de mais estudos de cariz experimental que contemplem a observação em vários contextos.

O número 51 da Revista Lusófona de Educação integra ainda uma recensão crítica da autoria da investigadora do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer, “Araújo e Sá, M. H. & Maciel, C. (Eds.) (2021). Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação em contextos pós-coloniais de língua portuguesa”.

ver mais

– – – – –

Referências:

Costa, A. P., Freitas, F., & Sanmamed, M. G. (2021). APRESENTAÇÃO: Investigação Qualitativa: Diferentes abordagens em Educação. Revista Lusófona de Educação, 51(51), 93-98. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7712

Mota, M., Sá, C. M., & Guerra, C. (2021). A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura. Revista Lusófona de Educação, 51(51), 99-119. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7713

de Godoi e Silva, K. A., de Almeida, M. E. B. & António Pedro Costa, A. P. (2021). Curadoria digital: concepções e percepções de pesquisadores sobre avaliação de materiais didáticos digitais. Revista Lusófona de Educação, 51(51), 135-151. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7715

Moreno, D. & Sá, S. O. (2021). Análise da Comunicação de uma criança com Peturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório . Revista Lusófona de Educação, 51(51), 191-207. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7718

Melo-Pfeifer, S. (2021). Araújo e Sá, M. H. & Maciel, C. (Eds.) (2021). Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação em contextos pós-coloniais de língua portuguesa. Revista Lusófona de Educação, 51(51), 215-225. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7720