25 de setembro e 2 de outubro | Universidade de Aveiro

2.ª edição dos Encontros ‘Matemática com Vida’, a ter lugar na Universidade de Aveiro nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, é organizada no âmbito da parceria entre os laboratórios lem@tic (Laboratório de Educação em Matemática) e LabDCT (Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia), estruturas funcionais do CIDTFF.

O encontro é creditado como “Curso de Formação” e destina-se a Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, e do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

“Dois caminhos divergiam num bosque, e eu…
escolhi o menos percorrido.
E isso fez toda a diferença.”

Robert Frost, The Road Not Taken

As escolas de todo o mundo estão a percorrer um caminho nunca dantes percorrido. Após séculos da lógica presencial, que definiu a sua própria essência como escolas, viram-se subitamente esvaziadas e projetadas para a distância, sem qualquer preparação prévia para a transformação.”

António Dias Figueiredo
(Figueiredo, A.D.(2020, abril 4). O Caminho Nunca Dantes Percorrido.   António Dias Figueiredo (PT)https://adfig.com/pt/?p=476)

A opinião de António Dias Figueiredo serve de mote para o espírito deste Encontro. A questão é: como é que o Ensino e a Aprendizagem da Matemática podem acontecer, quando o caminho que temos de explorar está a ser construído ao mesmo tempo que o percorremos?

Nesta 2.ª edição dos Encontros ‘Matemática com Vida’, a realizar nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, permitimo-nos pensar e refletir, segundo múltiplas perspetivas, sobre esse caminho, em que o digital tem lugar de destaque.

O Encontro é acreditado como “Curso de Formação” (12 horas e 30 minutos de formação online, correspondendo a 0,5 créditos) com o registo CCPFC/ACC-111929/21.

Destinatários: Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupos de docência: 230 e 500)

ver mais