Encontram-se disponíveis no Canal de YouTube do CIDTFF, os 35 vídeos cuja discussão sustentou as reflexões que feitas durante V Fórum CIDTFF sobre a forma como o Centro e os seus investigadores se encontram a problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável.

O V Fórum do CIDTFF, decorreu no passado dia 6 de julho, 2021 em formato inteiramente online e contou com a presença de cerca de 70 investigadores, que se participaram ao longo do dia:

– divididos em 4 sessões paralelas, as “Conversas com os autores”, onde se procurou reflectir sobrede que forma a informação apresentada nos vídeos contribui para: problematizar as finalidades, os processos e os meios de produção de conhecimento educacional; promover a reflexão e discussão sobre como se faz investigação em Educação no CIDTFF, face aos 17 ODS da Agenda 2030; e (Re)pensar parcerias que potenciem a investigação para o desenvolvimento sustentável.

– numa palestra proferida por ZoeMoody e Frédéric Darbellay (Universidade de Genebra, Suíça), sobre Investigação Transdisciplinar.

– numa sessão em que interviram Eduardo F. Mortimer (consultor externo do CIDTFF), Isabel Martins e Idália Sá-Chaves, que apresentaram os seus olhares sobre os trabalhos apresentados no Fórum;

– numa sessão em formato World Café, na qual, divididos em 4 grupos, foram estimulados a debater e reflectir o tema enquadrador e 4 temas:
Questão 1 – Propósitos e razões da investigação
Questão 2 – Atores na investigação
Questão 3 – Modos de fazer investigação
Questão 4 – Pressupostos epistemológicos da investigação