5 – 16 julho, 2021 | Online
Entre 5 e 16 de julho decorreu online a 4ª edição das Jornadas interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, que contou com o envolvimento de vários investigadores do CIDTFF, nomeadamente na dinamização de sessões de formação.
No dia 7 de julho, J. Bernardino Lopes, investigador do CIDTFF e docente da UTAD, apresentou a sessão “Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento”, em torno da formação doutoral na vida dos docentes universitários, com o objetivo de abordar alguns tópicos sobre esta temática e fornecer ferramentas de trabalho.
A 14 de julho, a sessão “Metodologias de ensino e de aprendizagem ativas: PrBL, PBL e CBL” foi apresentada pelos investigadores Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA), Margarida Fardilha e Rui M. Lima, introduzindo algumas metodologias de ensino e aprendizagem ativas.
As investigadoras Helena Silva e Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), dinamizaram a formação intitulada “Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos?” a 15 de julho.
E a investigadora Ana Balula (CIDTFF, ESTGA, UA) no dia 16 de julho, foi responsável pela a sessão “COIL na prática”, sobre Collaborative Online International Learning, uma abordagem pedagógica que utiliza os meios digitais para a realização de projetos/trabalhos por parte dos estudantes em equipas internacionais.
As “Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica”, organizadas pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, consistem num programa de formações pedagógicas, dirigidas a docentes do ensino superior das instituições participantes, desenvolvido totalmente online. Pretendem criar oportunidades para interagir com especialistas nacionais e partilhar experiências com colegas, nomeadamente de outras instituições.
Em especial as “Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico” criam um espaço para formação e desenvolvimento pedagógico de docentes, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos, e de intercâmbio de experiências pedagógicas.
