A 7.ª edição do CNaPPES.21 (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior) realizou-se online entre os dias 12 e 16 de julho, e contou com contributos de vários investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.
COMUNICAÇÕES
Tema: Formação de Professores |
582 – Choices, Costs and Gains in Portuguese higher education during the pandemic confinement: professors’ testimonials about the main didactic, technological and social challenges Cecília Vieira Guerra (CIDTFF, DEP, UA), Maria José Loureiro (CIDTFF/ccTICUA) & Susana Senos (ccTICua) |
1436 – Pedagogical training plan at UTAD (2020-2021): perceptions and recommendations of teachers Tatiana Ferreira, José Paulo Cravino (CIDTFF, UTAD), Daniela Pedrosa (CIDTFF/DEP/UA) & Isabel Alves |
1339 – Where Theory and Practice Meet: the ColLab Online Communities of Practice Platform Sandra Soares, Margarida Fardilha, Catherine Riley, Ana Isabel Andrade (CIDTFF, DEP, UA), Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) Paola Lamiceli & Rúben Alves |
1623 – Docência+: potenciando a formação pedagógica multi-institucional das Universidades do Minho e de Aveiro no espaço digital Manuel João Costa, Rui Lima, Gabriel Hornink, Cacilda Moura, Joaquim Silva, Pedro Perdigão, Filipe Rocha, José Alberto Lencastre, Rui Oliveira, Diana Mesquita, Duarte Lopes, José Tedim, Amanda Franco (CIDTFF), Ana Balula (CIDTFF, ESTGA, UA) Ana Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Luís Pedro, Rúben Alves, Teresa Franqueira, Margarida Fardilha, Mariana Pereira, Wilson Carmo & Sandra Soares |
Tema: Modelos Pedagógicos – PBL; Simulação; Aprendizagem colaborativa; Tutorias |
1250 – How to prepare future teachers for 21st century with Challenge-Based Learning? Presenting the preliminary results of the Form@tive project Ana Valente Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) & Érika Ribeiro |
PITCHES
Tema: Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional |
673 – Integração de práticas de ensino formal e não formal na formação inicial de professores do 1º CEB – um caso na Universidade de Aveiro, Portugal Lucília Maria Pessoa Tavares dos Santos (CIDTFF, UA) & Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (CIDTFF, DEP, UA) |
Tema: Modelos Pedagógicos – PBL; Simulação; Aprendizagem colaborativa; Tutorias |
377 – Fairness in project-based learning assessment: students’ and teachers’ interdisciplinary peer-mentoring strategies Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) & Pedro Fonseca |
804 – IB-LEAMON: Combining spaced learning and team-based learning to promote students motivation, involvement and satisfaction Margarida Fardilha, Maria Pinheiro, Gil Dias, Maria Francisca Mineiro, Renato Silva, Margarida Vigo, Lurdes Gonçalves, Fernando Ribeiro, Mário Rodrigues & Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) |
Tema: Avaliação de aprendizagens; Avaliação do ensino; Avaliação institucional |
1223 – Investigação Qualitativa aplicada à metodologia de avaliação discente numa unidade curricular de Física para Engenharias José Carlos Lopes, Rosário Correia & Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) |