A 7.ª edição do CNaPPES.21 (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior) realizou-se online entre os dias 12 e 16 de julho, e contou com contributos de vários investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

COMUNICAÇÕES

Tema: Formação de Professores
582 – Choices, Costs and Gains in Portuguese higher education during the pandemic confinement: professors’ testimonials about the main didactic, technological and social challenges
Cecília Vieira Guerra (CIDTFF, DEP, UA), Maria José Loureiro (CIDTFF/ccTICUA) & Susana Senos (ccTICua)
1436 – Pedagogical training plan at UTAD (2020-2021): perceptions and recommendations of teachers
Tatiana Ferreira, José Paulo Cravino (CIDTFF, UTAD), Daniela Pedrosa (CIDTFF/DEP/UA) & Isabel Alves
1339 – Where Theory and Practice Meet: the ColLab Online Communities of Practice Platform
Sandra Soares, Margarida Fardilha, Catherine Riley, Ana Isabel Andrade (CIDTFF, DEP, UA), Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) Paola Lamiceli & Rúben Alves
1623 – Docência+: potenciando a formação pedagógica multi-institucional das Universidades do Minho e de Aveiro no espaço digital
Manuel João Costa, Rui Lima, Gabriel Hornink, Cacilda Moura, Joaquim Silva, Pedro Perdigão, Filipe Rocha, José Alberto Lencastre, Rui Oliveira, Diana Mesquita, Duarte Lopes, José Tedim, Amanda Franco (CIDTFF), Ana Balula (CIDTFF, ESTGA, UA) Ana Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Luís Pedro, Rúben Alves, Teresa Franqueira, Margarida Fardilha, Mariana Pereira, Wilson Carmo & Sandra Soares
Tema: Modelos Pedagógicos – PBL; Simulação; Aprendizagem colaborativa; Tutorias
1250 – How to prepare future teachers for 21st century with Challenge-Based Learning? Presenting the preliminary results of the Form@tive project
Ana Valente Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) & Érika Ribeiro

PITCHES

Tema: Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional
673 – Integração de práticas de ensino formal e não formal na formação inicial de professores do 1º CEB – um caso na Universidade de Aveiro, Portugal
Lucília Maria Pessoa Tavares dos Santos (CIDTFF, UA) & Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (CIDTFF, DEP, UA)
Tema: Modelos Pedagógicos – PBL; Simulação; Aprendizagem colaborativa; Tutorias
377 – Fairness in project-based learning assessment: students’ and teachers’ interdisciplinary peer-mentoring strategies
Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) & Pedro Fonseca
804 – IB-LEAMON: Combining spaced learning and team-based learning to promote students motivation, involvement and satisfaction
Margarida Fardilha, Maria Pinheiro, Gil Dias, Maria Francisca Mineiro, Renato Silva, Margarida Vigo, Lurdes Gonçalves, Fernando Ribeiro, Mário Rodrigues & Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA)
Tema: Avaliação de aprendizagens; Avaliação do ensino; Avaliação institucional
1223 – Investigação Qualitativa aplicada à metodologia de avaliação discente numa unidade curricular de Física para Engenharias
José Carlos Lopes, Rosário Correia & Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA)

ver mais