No passado dia 8 de julho, realizou-se online a apresentação pública dos projetos de exploração e de integração das TIC na Educação Básica que os estudantes desenvolveram ao longo do 2.º semestre, no âmbito da Unidade Curricular de TIC e Educação Básica (TIC e EB) do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

A organização e disseminação da sessão foram da responsabilidade das investigadoras do CIDTFF e docentes do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Daniela Pedrosa (Docente de TIC e EB) e Teresa Bettencourt (Docente coordenadora de TIC e EB).

O programa contou com uma sessão de abertura e encerramento por Daniela Pedrosa e Teresa Bettencourt; duas apresentações por oradores convidados, “Programação em contexto de educação pré-escolar” dinamizada por Leonel Morgado (Universidade Aberta e INESC TEC), e “Recursos e projetos educativos digitais” por Ana Loureiro (Escola Superior de Educação de Santarém); e cinco apresentações de projetos por estudantes que damos a conhecer:

À descoberta de si mesmo – “Será que é hoje que te descobres?” | Beatriz Quintas, Joana Cruz, Marina Jiménez Ariza & Sandra Almeida

Jardim zoológico – “Oh não! Tenho um Zoo em casa!” | Ana Beatriz Pinto, Andreia Santos, Bruna Sousa & Isa Rosa

Dicionário de sentimentos – “Dá vida aos teus sentimentos” | Ana Carolina, Ana Rita, Joana Vaz & Tânia Araújo

Uma Viagem por Portugal Histórico – “Portugala-te connosco!” | Ana Carolina Pinto, Andreia Melo & Daniela Resende

Plataforma de escrita criativa – “Solta os teus espinhos! Sê criativo!” | Ana Pereira, Cátia Marques & Inês Ramos

Este seminário contou com a adesão de vários participantes, entre eles estudantes de mestrado e de doutoramento, pós-doutoramento e investigadores.

O vídeo com as memórias (fotografias) do dia do Seminário “Explorar e aprender… E os projetos  nascem!” pode ser visto aqui.