O Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua) recebeu, no passado dia 14 de julho, os parceiros internacionais do projeto Erasmus+ REF2 – Reading with Ease and Fun 2 – do Centro de Formação Edufor de Mangualde e Agrupamento de Escolas de Nelas, no encontro “Leitura e tecnologias do século XXI”, cujo programa pode ser consultado em aqui.
Maria José Loureiro (CIDTFF/ccTICua, DEP, UA) e Susana Senos (ccTICua, DEP, UA), professoras em mobilidade neste Centro, dinamizaram uma oficina de trabalho com o título “Didatização da leitura e escrita com o digital”, que consistiu na resolução de vários exercícios práticos com jogos online e outras ferramentas e, ainda, num debate alargado sobre as questões apontadas.
Esta sessão, que decorreu no auditório da livraria da Universidade de Aveiro e espaços adjacentes, contou com a participação de cerca de 40 pessoas (30 presencialmente, e restantes online), um grupo constituído por professores de vários países: Bulgária, Eslovénia, Grécia, Letónia, Lituânia, Portugal Roménia e Turquia.
Foram pontos altos da tarde o jogo “Why?/Because!”, baseado e adaptado de um poema de Jean Tardieu, e o debate do final da sessão.
REF2 é um projeto dedicado a dificuldades de leitura, em particular à dislexia. Visa expandir o impacto do projeto Erasmus + KA2, concluído com sucesso – “REF – Reading With Ease and Fun”, aumentando a implementação noutros países e desenvolvendo novos recursos em adição aos já criados. O objetivo deste projeto é treinar professores e outros técnicos que lidam com alunos com dificuldades de leitura e escrita, aumentando as suas competências profissionais.