Depois da assinatura do protocolo de cooperação entre a Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins, a 16 de junho de 2021, encontra-se agora publicado em Diário da República (n.º 140/2021, Série II de 2021-07-21, Despacho n.º 7218/2021) o Curso não conferente de grau associado ao Programa Individual de Estudos Multidisciplinares.

O curso, que será dirigido pela investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia, Paula Santos, tem como objetivo criar condições favoráveis à participação de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior, assumindo o contributo inestimável que esta participação significa, tanto para a comunidade académica, como para a sua formação e aquisição de competências relevantes à sua empregabilidade e participação social.

Com uma duração variável entre dois e quatro semestres, o curso permite uma combinação única entre as áreas da oferta educativa formal disponibilizadas por várias unidades orgânicas da Universidade de Aveiro, o que possibilitará aos estudantes construírem o seu plano curricular individual, consoante o perfil e a duração que mais se adeque aos seus objetivos pessoais, académicos e profissionais. Os estudantes receberão tutoria, fora da sala de aula, como apoio à frequência das aulas regulares e à participação nas atividades no Campus.

O curso terá início no ano letivo de 2021-2022, sendo esperado que as primeiras candidaturas decorram em agosto de 2021.

O Programa Individual de Estudos Multidisciplinares foi criado no seguimento do projeto de doutoramento de Marisa Maia Machado, estudante do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da UA, sobre o tema “Incluindo ‘estudantes’ com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais em contextos de Ensino Superior”, desenvolvido com apoio de uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e acolhido cientificamente pelo CIDTFF, com orientação de Paula Santos e Marilyn Espe-Sherwindt (Children’s Hospital Medical Center of Akron & Family Child Learning Center, Estados Unidos da América).