No passado dia 16 de junho, 2021, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins, que viabiliza o funcionamento do curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”, a ter início no próximo ano letivo de 2021-2022.

Este momento marcante na defesa da inclusão em Portugal, contou com vasta disseminação ao nível dos media locais e nacionais.

Público | Diário de Aveiro (notícia completa na edição em papel de 17 junho, 2021) | Visão | Litoral Centro – Comunicação e Imagem | Diário de Coimbra (notícia completa na edição em papel de 17 junho, 2021) | Mira Online | Portal d’Aveiro | MSN Portugal | ECO | Lusa | Expresso do Oriente | Agência ECCLESIA | Rádio TerraNova

A docente do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) e investigadora do CIDTFF Paula Santos, que será brevemente nomeada Diretora do referido Curso (mediante despacho do diretor do DEP), conseguiu assegurar um mecenato do Grupo Jerónimo Martins para a sua viabilização.

Dirigido a jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID), permitirá que, após frequência da escolaridade obrigatória tenham a oportunidade de frequentar um programa lecionado na UA, com a duração de dois anos letivos, e que inclui dois estágios no Grupo Jerónimo Martins, em ambiente real de trabalho.

A nível curricular, os estudantes estudarão lado-a-lado com os seus pares universitários, em turmas regulares, sendo acompanhados por um coordenador-tutor e usufruindo dos serviços e apoios que a UA disponibiliza a todos os seus alunos, numa perspetiva inclusiva e emancipatória, assente na crescente autonomia dos alunos e contingente com as competências e necessidades de cada um.

O apoio do Grupo Jerónimo Martins traduz-se no financiamento do coordenador-tutor e das propinas dos alunos, na colaboração na fase de candidatura e seleção dos alunos, no acompanhamento e monitorização, e nos dois momentos de estágio.

O curso foi criado no seguimento do projeto de doutoramento de Marisa Maia Machado, estudante do Programa Doutoral em Educação, sobre o tema “Incluindo ‘estudantes’ com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais em contextos de Ensino Superior”, desenvolvido com apoio de uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Iniciado em 2017 e acolhido cientificamente pelo CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores do DEP da UA, o projeto é orientado por Paula Santos e por Marilyn Espe-Sherwindt (Children’s Hospital Medical Center of Akron & Family Child Learning Center, Estados Unidos da América).

O protocolo foi assinado por Susana Correia de Campos, diretora de Relações Laborais do Grupo Jerónimo Martins, e por Jorge Adelino Costa, Vice Reitor da UA para a área da Educação.

O evento contou ainda com a presença e palavras da investigadora Paula Santos, da coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, e do Diretor do DEP, Carlos Fernandes da Silva.