16 – 18 junho, 2021 | Online

Entre os dias 16 e 18 de junho de 2021, decorreu online o III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (III SINEPLA), que contou com a participação e contributos das investigadoras do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer, Inês Cardoso e Rosa Maria Faneca.

Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF, Universidade de Hamburgo) participou como convidada no painel “Das políticas às práticas:possibilidades da noção de português língua pluricêntrica em currículo e práticas de ensino”, do dia 16 de junho.

Inês Cardoso (CIDTFF, ESECS, Instituto Politécnico de Leiria) foi coautora da comunicação “Escrever para lá da sala de aula: relato de dois projetos de escrita colaborativa em Português como Língua Adicional”, integrada na sessão de discussão do eixo temático “Ensino e avaliação de PLA em diferentes contextos” de dia 16 de junho.

Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA) participou com uma comunicação intitulada “As potencialidades do kamishibai plurilingue para trabalhar as variedades linguísticas da língua portuguesa”, integrada na sessão de discussão “Produção de materiais e recursos didáticos de PLA, presenciais e online” de dia 16 de junho.

Subordinado ao tema “Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas”, foi organizado pelo Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGAILTEC), Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Westminster e Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

programa e resumos