Realiza-se, nos dias 7 e 8 de julho de 2017, o II Encontro Temático APL/ESE, uma organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística, de cuja comissão científica faz parte a Prof. Cristina Manuela Sá, membro do CIDTFF.
O Encontro – subordinado ao tema Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua – terá lugar nas instalações da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e, tal como a edição do ano transato, realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa, assume como principal foco de interesse a reflexão sobre questões de promoção, ensino e descrição da Língua, destacando-se o papel da formação linguística de educadores e professores na promoção da consciência e da metaconsciência linguística e no desenvolvimento linguístico da criança, desde a fase pré-escolar ao final do 2º CEB.
Convidamos, assim, todos os interessados a submeter propostas de apresentação de comunicações, posters ou oficinas, no âmbito das seguintes áreas temáticas: Conhecimento linguístico e desenvolvimento de competências em língua materna, Leitura e diferentes tipologias textuais, Dimensão processual da Oralidade, Dimensão processual da Escrita, Ensino da Gramática (estruturas e funcionamento da língua) e Língua e construção da Cidadania.
Os resumos poderão ser submetidos, através da plataforma EasyChair, seguindo o endereço https://easychair.org/conferences/?conf=aplese2017, até 28 de abril de 2017.
As normas de submissão dos trabalhos, bem como outras informações relativas ao Encontro, estão disponíveis na página https://jarcosta.wixsite.com/iienc-apl-ese.