O XI Congresso Internacional sobre Investigação em Didática das Ciências, que teve lugar entre os dias 7 e 10 de setembro, 2021, em formato online, contou com contributos de várias investigadoras do CIDTFF, que damos a conhecer.

As investigadoras do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Rita Rodrigues, Lúcia Pombo e Teresa Neto participaram no congresso com a apresentação do artigo intitulado “Validação do Guião Educativo Interdisciplinar da app EduPARK para uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, sob a forma de vídeo. Esta apresentação decorre do projeto de tese da primeira autora, onde se desenvolve um guião educativo integrado na app EduPARK.

Os investigadores Patrícia Christine Silva (CIDTFF, DEP, UA), Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH) participaram com comunicação oral “PEEC: Programa de Ensino Experimental das Ciências para os primeiros anos de escolaridade” enquadrada na linha temática “Educación científica en contextos formales en Educación Infantil y Educación Primaria”.

Patrícia Sá (CIDTFF, DEP, UA), participou no simpósio sobre o tema “El reto de la Agenda 2030: Propuestas didácticas innovadoras de Educación para la Sostenibilidad en diferentes niveles educativos y en la formación del profesorado”, do dia 8 de setembro, com a comunicação “A pegada ecológica em jogo: uma exploração didática para os primeiros anos”.

As investigadoras Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) e Ana Carvalho (DEP, UA) marcaram presença com o poster intitulado “Efeito dos Microrganismos na Saúde Humana: conceção e avaliação da sequência didática EMiSH”, integrado na linha temática “Medio ambiente y salud en la educación científica”.

Integrada na linha 05, “Formação inicial e permanente de professores de Educação Infantil e Educação Primária”, foi apresentada a comunicação intitulada “Formação inicial de professores do ensino básico em didática das ciências: suas implicações nas conceções e práticas”, pelos investigadores do CIDTFF Mónica Seabra e Rui Marques Vieira. O resumo da comunicação está disponível nas páginas 675-678 do livro “Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021: Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, Lisboa, Enseñanza de las Ciencias“.

E a comunicação “Proposta de um Referencial e Atividades Didáticas para Promover o Pensamento Crítico e Criativo na Educação em Ciências”, em coautoria de Rui Marques Vieira e Maria Celina C. Tenreiro-Vieira, integrou a linha 14, “Desenho, implementação e avaliação de programas e propostas didáticas”. O resumo da comunicação está disponível nas páginas 2223-2226 do livro de atas do congresso.

O congresso com o tema “Contribuições da educação científica para um mundo sustentável”, pretendeu sintetizar e avaliar as contribuições da Didática das Ciências Experimentais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A organização esteve a cargo da Revista Enseñanza de las Ciencias, com a direção do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e do Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Matemáticas da Universidad de Extremadura.

ver mais