Márcia Alexandra Leardine (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & Andrea Alves Ulhôa (CIDTFF) | Quaestio – Revista de Estudos em Educação, 23 (2), pp. 423-438

Resumo:

O artigo objetiva um diálogo sobre a formação contínua de professores, perspectivada como investigação-ação-formação, em contextos de diversidade cultural e linguística. Inicia entretecendo os conceitos subjacentes à reflexão pretendida para afirmar a posição epistemológica das autoras ao argumentarem em favor de processos formativos dialógicos e colaborativos, protagonizados pelos professores, voltados à (trans)formação e ao desenvolvimento profissional docente, situados no lócus da profissão e enredados na prática profissional. Estabelecido o cenário teórico, apresenta-se uma proposta de formação contínua a ser vivificada por professores em escolas de fronteiras, nas raias entre Portugal e Espanha, onde a diversidade cultural e linguística é o cerne das ações educativas. A interlocução situa e evidencia o caráter histórico-social da formação docente e joga luz sobre as subjetividades que entrelaçam os saberes e os fazeres dos professores na constituição de uma ecologia de conhecimentos que alicerça a sua práxis pedagógica.

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Referência:
Leardine, M. A., Araújo e Sá, M. H., & Ulhôa, A. A. (2021). Mirando as raias entre Portugal e Espanha: um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, 23 (2), 423-438. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/4788