Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires (CIDTFF) & Paula Catarino (CIDTFF) | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 1582
Resumo:
Muitos alunos têm inúmeras dificuldades na resolução de equações. Neste trabalho explora-se o uso da applet, Model Algebra, que permite aos alunos estabelecer uma analogia entre a noção de equação e uma “balança de dois pratos em equilíbrio”, para fazer a modelação e resolver equações do 1.º grau. Como objetivo específico pretendeu-se evidenciar como uma experiência didática baseada na visualização de uma “balança de dois pratos em equilíbrio”, permite ao aluno compreender os princípios de equivalência, bem como resolver equações do 1.º grau utilizando os princípios de equivalência ou as regras de resolução, levando à generalização dos princípios de equivalência da adição e da multiplicação e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
Metodologicamente optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, tendo a recolha de dados incidido na observação direta de duas aulas e nas produções escritas dos alunos de duas turmas do 7.º ano de escolaridade do ensino básico, durante a lecionação do conteúdo da resolução das equações. Foi elaborada e aplicada uma tarefa, à qual os alunos responderam individualmente durante os últimos vinte e cinco minutos da segunda aula.
Os resultados obtidos sugerem que a complementaridade entre as ferramentas tradicionais e o Model Algebra produziram um impacto positivo no desenvolvimento do conhecimento algébrico tornando a aprendizagem mais significativa no contexto das equações. A maioria dos alunos compreendeu os princípios de equivalência e optou por estratégias adequadas na resolução de equações. Alguns alunos privilegiaram estratégias aritméticas para a obtenção da solução das equações, resistindo à utilização de linguagem algébrica.