Helena Campos (CIDTFF) & Tânia Ferreira | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 1135
Resumo:
O pensamento crítico, juntamente com a tomada de decisão e resolução de problemas, procura desenvolver a autonomia dos alunos, o seu raciocínio crítico e as competências essenciais para o sucesso nas suas aprendizagens, ao longo do processo educativo, assim como, nos múltiplos e complexos desafios que vão enfrentar durante a sua vida.
A questão aula apresenta um caráter fundamental no incentivo ao raciocínio dos alunos na aquisição de atitudes autónomas, contribuindo para a sua formação como indivíduos responsáveis e colaborativos. Integrada em contexto de resolução de problemas prepara os alunos para a aquisição de novas competências e novos conhecimentos, fulcrais e necessários, para colmatar os obstáculos que surgirão no decurso da sua vida. Desta forma, os alunos desenvolvem um espírito crítico que os alerta para a inovação e para a mudança.
No presente trabalho partilhamos uma experiência de ensino realizada numa turma de Matemática, com 23 alunos do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na qual se implementaram três questões aula.
A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e interpretativa, recorrendo ao design de estudo de caso. No processamento dos dados, relativos à análise das respostas às questões aula, usou-se a análise de conteúdo, formulando categorias de análise a posterior, apresentando exemplos elucidativos de cada uma das categorias.
O estudo comparativo entre os resultados as questões aula, revelou que a implementação do questionamento entre as questões aula, permitiu aos alunos apresentarem uma evolução positiva na sua capacidade de interpretação, análise e reflexão críticas.