A UA e a OEI assinaram um convénio de colaboração com o objetivo de promover o bilinguismo e interculturalidade em escolas/agrupamentos escolares de Portugal e de países membros da OEI.
Assinado a 17 de setembro pela representante da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), Ana Paula Laborinho, e pelo Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA) para a Cooperação Universidade-Sociedade, João Filipe Calapez de Albuquerque Veloso, o convénio surge no âmbito do projeto “Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira” (PEBIF), devido ao interesse comum de impulsionar projetos que favoreçam o desenvolvimento de vínculos e sinergias entre as universidades e a sociedade civil e estimular a transferência de conhecimento entre ambas, de modo a que a investigação desenvolvida no seio das universidades contribua para o bem-estar da sociedade.
Os trabalhos a desenvolver na UA serão coordenados por Helena Araújo e Sá, docente do Departamento de Educação e Psicologia e investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), sendo as investigadoras María Matesanz del Barrio e Viviane Ferreira Martins as responsáveis da Universidad Complutense de Madrid.
O convénio estipula que ambas as instituições irão desenvolver uma proposta pedagógica partilhada, que visa oferecer a alunos e professores a oportunidade de ampliarem a sua formação através do desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais, nomeadamente através de iniciativas de formação de professores nos estabelecimentos escolares, tanto em Portugal como nos países onde a OEI está implementada. Pretende-se, deste modo, aperfeiçoar o conhecimento das línguas portuguesa e espanhola e melhorar as práticas pedagógicas.
A educação que se pretende nessa perspetiva implica o conhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural, assim como o respeito mútuo, tendo por base o desenvolvimento de um modelo de ensino comum nas escolas de fronteira em que alunos e professores se comuniquem nas duas línguas ou noutras presentes nas escolas, a partir de atividades interculturais.

Fonte: OEI Portugal