15 outubro, 2021 | Online

As investigadoras do CIDTFF Ana Catarina Mateus Monteiro e Maria Helena Araújo e Sá dinamizaram a comunicação intitulada “Educação, Formação e Interculturalidade: a mediação da Literatura nas discussões de Género” no âmbito das Jornadas da Educação INDE (2021) no passado dia 15 de outubro, 2021.

Organizadas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (Moçambique), as jornadas tiveram como tema “Educação, violências e diversidade”.

Saiba mais sobre a comunicação:

Resumo:
O presente estudo, enquadrando-se num estudo mais abrangente no âmbito dos estudos interculturais aplicados à formação de professores em Moçambique, integra-se na área da Didática de Línguas e tem como objetivo apresentar as potencialidades da literatura, designadamente em língua portuguesa e proveniente de diferentes países da CPLP, para as discussões sobre questões de género – temática em realce nas políticas educativas moçambicanas, quer na promoção do acesso da rapariga à educação, quer na criação de um ambiente escolar que seja sensível ao género –, assim como contribuir para a partilha de boas práticas na formação de professores em Moçambique. Nesse sentido, através de um estudo qualitativo, envolvendo 92 estudantes em formação inicial da Licenciatura em Ensino de Português, na Universidade Rovuma, em Nampula, que constituíram o nosso estudo de caso, foram recolhidos dados dos portfólios dos estudantes e de áudio-gravação de aulas nas quais foram analisados textos literários (e.g., poema “Negra” de Noémia de Sousa, conto “A Cartomante” de Machado de Assis). Esses dados foram posteriormente analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para o entendimento do género como uma questão cultural, articulada com práticas étnicas e culturais dos sujeitos e com perspetivas individuais não generalizáveis, estando, por vezes, associado a relações de poder, desigualdades e violências. O estudo evidencia as potencialidades do texto literário para a reflexão sobre a realidade circundante, o trabalho sobre preconceitos e estereótipos, o contacto com a alteridade e a construção dos processos identitários dos sujeitos.

Palavras-chave: Didática de línguas, educação intercultural, diversidade, equidade de género e violências