Isabel Bernardo, Rui M. Vieira (CIDTFF) & Alexandre Franco de Sá | A educação pós-pandemia: desafios pedagógicos e tecnológicos, pp. 124-154
Excerto da introdução do capítulo:
“Neste texto serão apresentados exemplos de práticas de avaliação com recurso a tecnologias digitais, que decorreram parcialmente em EnP [período de ensino não presencial], com destaque para os procedimentos de introdução do feedback. Porque as práticas de avaliação não são indiferentes ao contexto curricular específico em que ocorrem (Alonso, 2002; Fernandes, 2019), começaremos por efetuar uma clarificação breve das opções curriculares tomadas (um ensino da filosofia por competências com integração intencional de capacidades e disposições para expressão explícita de pensamento crítico), a que seguirá a clarificação conceptual que enquadra as práticas de avaliação que se apresentam. Decorrente da apresentação dos exemplos de práticas implementadas, e de aspetos realçados na literatura de referência, terminaremos com o levantamento de algumas das condições que consideramos ser necessárias para a consolidação de uma prática pedagógica que deixe de ser considerada uma inovação disruptiva para se tornar gradualmente numa inovação incremental (Figueiredo, 2011).”
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Referência:
Bernardo, I., Vieira, R. M., & de Sá, A. F. (2021). Avaliação para as aprendizagens com tecnologias digitais na aula de Filosofia com integração do pensamento crítico. In A. Versuti, G. Scareli, e L. Pedro (orgs.), A educação pós-pandemia: desafios pedagógicos e tecnológicos (pp. 124-154). Ria Editorial. http://www.riaeditorial.com/index.php/a-educacao-pos-pandemia-desafios-pedagogicos-e-tecnologicos/