A aluna do Mestrado de Educação e Formação da Universidade de Aveiro, Fátima Pires, sob orientação científica da investigadora do CIDTFF Cecília Guerra, viu o seu projeto “Chemistry to City (CtoC) – Metals in the City of Oliveira do Bairro” selecionado para participação no Festival Europeu Science on Stage 2022, em Praga.

O Evento Nacional de Seleção para o Festival Europeu Science on Stage 2022, um evento “de professores para professores” também aberto à comunidade, coordenado pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, decorreu entre os dias 6 e 7 de novembro de 2021, e contou com a apresentação de projetos de várias regiões do país.

Um dos critérios para a admissão dos projetos era seguir metodologias inovadoras de ensino, como por exemplo o inquiry based learning.

O júri do Festival Nacional visitou os stands e selecionou 7 projetos que irão formar a delegação que irá representar Portugal no Festival Europeu Science on Stage 2022, em Praga, tendo sido um dos projetos selecionados o “Chemistry to City (CtoC) – Metals in the City of Oliveira do Bairro” na categoria de “Collaboration in STEM Education” – projetos que incluem as comunidades locais.

O projeto foi apresentado por Fátima Pires, Professora de Físico-Química do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e estudante do 2.º ano do Mestrado de Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Neste projeto, a ser desenvolvido pela aluna, no âmbito da sua Dissertação, sob orientação científica de Cecília Guerra (CIDTFF/UA), pretende-se desenvolver uma sequência didática centrada no desenvolvimento de aprendizagens essenciais de Química do 12.º ano de escolaridade, especificamente sobre Metais e Ligas.

Tem procurado sustentar o know-how desenvolvido por professores e alunos do AEOB (ex. participação em projetos de Ciência Viva), integrando (novos) inputs teóricos e metodológicos da investigação em comunicação e educação em ciência. A apropriação de metodologias inovadoras como o Design Thinking  e a abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) tem possibilitado envolver os alunos do 12.º ano de escolaridade, que escolheram a disciplina de Química, no desenvolvimento de projetos de comunicação  e educação de ciência sobre o capital social, cultural e científico da cidade de Oliveira do Bairro (com enfoque na investigação relacionada com Metais e Ligas).

Especificamente, pretende-se que os projetos desenvolvidos pelos alunos permitam: dar a conhecer a cidade de Oliveira do Bairro (identificando as suas potencialidades, problemas e possíveis soluções de resolução); imaginar como usar a Química para intervir na comunidade local (ex. uso sustentável de Metais em monumentos da cidade); colaborar com parceiros locais e regionais (ex. universidade, instituições do município).

A fase final do projeto CtoC implicará a realização de um evento, co-organizado com os alunos envolvidos no projeto,  para comunicar e partilhar os resultados dos projetos à comunidade escolar (ex. alunos da Escola).

Mais informação em: site do evento nacional | posters