O percurso “TuQ-TuC científico” resulta do projeto de Mestrado em Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) de Fátima Pires, intitulado “Chemistry to City (CtoC) – Metals in the City of Oliveira do Bairro”, sob orientação científica de Cecília Guerra, Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
Usando uma abordagem Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM), Fátima Pires desenvolveu uma sequência didática centrada no desenvolvimento de aprendizagens essenciais de alunos que frequentam a disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade na AEOB. Os alunos desenvolveram projetos de divugação científica sobre o capital social, cultural e científico da cidade de Oliveira do Bairro (com enfoque na investigação relacionada com Metais e Ligas).
No dia 31 de março foi realizado o percurso científico “TuQ-TuC científico – Química para a Cidade de Oliveira do Bairro”, onde os alunos de Química do 12.º ano de escolaridade envolvidos no projeto CtoC realizaram uma apresentação, em inglês, dos seus projetos a Bruce V. Lewenstein (Universidade de Cornell, EUA), Maria José Loureiro (CIDTFF e CCTIC_UA, DEP, UA) e Joaquim Almeida e Aldina Saraiva (AEOB). A qualidade do projeto e a capacidade dos alunos em mobilizar competências associadas à comunicação e educação em ciência foi bastante elogiada por todos os intervenientes.
Este projeto será novamente apresentado, agora em português, no dia 7 de abril pelas 18h30, junto da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, estando toda a comunidade convidada a participar neste percurso que para além de científico, é histórico e artístico.
O projeto CtoC tinha sido apresentado no Festival Europeu Science on Stage 2022, que decorreu entre os dias 24 a 27 de março de 2022 em Praga, tendo sido um dos projetos selecionados na categoria de “Collaboration in STEM Education” – projetos que incluem as comunidades locais.
O Festival Europeu Science on Stage 2022 trata-se do maior evento educacional da Europa para professores de STEM (Ciências, Tecnologias e Matemática), onde se pretende partilhar ideias e boas práticas de ensino, numa feira com stands, workshops e apresentações em palco, no qual participaram cerca de 450 professores do pré-escolar ao ensino básico e secundário de mais de 30 países.
O boletim Noesis, dedicada à divulgação de textos de professores e notícias das escolas, que noticiou a participação portuguesa neste evento, dá a conhecer projetos que possam ser inspiradores e úteis para a comunidade escolar.
