Bruce Lewenstein

Bruce Lewenstein, professor e investigador da Universidade de Cornell, Estados Unidos da América, estará na Universidade de Aveiro entre 21 de março e 2 de abril para residência sobre comunicação de ciência e tecnologia na educação.

Bruce Lewenstein é especialista em comunicação de ciência e envolvimento de público em ciência e autor de vários livros e artigos científicos, tendo o seu trabalho mundialmente conhecido. É um dos especialistas mais reconhecido nesta área de investigação.

Esta residência decorre na sequência da aprovação da candidatura “Communication of Science and Technology in Education”, da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, submetida através do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), ao “Fulbright Specialists Program”, um programa para mobilidade de cientistas americanos.

Durante as duas semanas de residência na Universidade de Aveiro, irá promover e implementar estratégias e recursos inovadores no domínio da comunicação de ciência, trabalhando de forma colaborativa na produção de conhecimento teórico e aplicado, orientado para questões e problemáticas significativas para o público-alvo, articulando investigação, formação e desenvolvimento profissional e institucional, em conjunto com investigadores do CIDTFF e com a equipa da Fábrica Centro Ciência Viva.

O primeiro dia do programa será reservado às boas-vindas a Bruce Lewenstein, asseguradas pelo vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, e pelo vereador da Câmara Municipal de Aveiro, João Machado. Os dias seguintes dividem-se entre a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o CIDTFF, em fará uma visita as várias valências da Fábrica e a Escola Ciência Viva de Aveiro e conhecerá alguns projetos educativos e de investigação, em momentos de interação e trabalho colaborativo com a equipa da Fábrica e os investigadores do CIDTFF.

Do programa, destaca-se uma Open Talk com o investigador sobre a História do envolvimento do público em ciência, dirigida a comunicadores e divulgadores de ciência, estudantes universitários, investigadores, professores e educadores. Realizar-se-á dia 28 de março, pelas 15h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia por email para fabrica.cienciaviva@ua.pt.

A residência inclui ainda um programa social que consiste em visitas à Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha e a quatro Centros Ciência Viva do país, nomeadamente Parque de Astronomia de Constância, Galeria da Biodiversidade do Porto, Curtir Ciência de Guimarães e Casa da Ciência de Braga. 

Programa detalhado | fonte