A formação “Le kamishibai plurilingue : du projet à sa réalisation” teve lugar entre os dias 14 e 16 de março de 2022, no Val de Aosta, Itália, decorreu no âmbito do projeto ERASMUS+ Kamilala, un projet créatif d’inclusion sociale par l’ouverture aux langues et aux cultures.

Contou com a participação dos investigadores do CIDTFF Filomena Martins, Francisco Rocha e Rosa Maria Faneca, e de professores, e formadores de professores das várias instituições parceiras (Association Dulala, Universidade de Tessalónica, Região Autónoma de Vallée de Aoste, Université de Paris 8 e Universidade de Aveiro).

A formação reuniu cerca de 50 participantes (investigadores, professores, formadores e estudantes provenientes dos países parceiros do projeto) e teve como objetivo a partilha de conhecimentos, materiais didáticos e práticas na área da educação plurilingue e intercultural com recurso ao kamishibai plurilingue. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar diferentes recursos elaborados pela equipa em suportes variados.

Contou ainda com os seguintes contributos:

“Les approches plurielles des langues et des cultures”, por Jean-François De Pietro

– “Les approches plurielles et la formation des enseignant·e·”, por Michel Candelier

– “Prendre en compte le répertoire linguistique et culturel des élèves – Quelques projets du Centre Européen pour les Langues Vivantes du Conseil de l’Europe”, por Marisa Cavalli

A formação foi seguida da Reunião Transnacional para preparar o Evento de disseminação do projeto “Les kamishibaïs plurilingues en contexte éducatif : retours, enjeux et perspectives”, a realizar nos dias 30 de junho e 1 de julho de 2022.

Para mais informações, ver programa.