No passado dia 31 de março de 2022, a Universidade de Aveiro esteve presente na reunião inicial (Kick-Off Meeting) do projeto CARE (Consumer Awareness for Responsibility towards Environment), cofinanciado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, que inclui 7 organizações participantes (universidades, consultoras, centros de formação, empresas especializadas) de 4 países (Espanha, Portugal, Itália e Bélgica).

A ideia motriz do projeto CARE é a de contribuir para a saúde do planeta, através de uma melhor qualidade de vida ao nível individual, das famílias e das comunidades. O projeto CARE tem como missão aumentar a consciência social e ambiental, e o valor cultural dos hábitos tradicionais contribuindo, assim, para um consumo mais responsável através das pequenas decisões e ações que todos podemos adotar para construirmos um mundo mais sustentável. Neste sentido, o CARE encontra-se alinhado com os objetivos definidos para o clima e o meio-ambiente das Nações Unidas, da Comissão Europeia e do programa ERASMUS+, uma vez que pretende contribuir para mudanças de atitude, de hábitos de consumo e de estilos de vida das pessoas. Se a construção deste caminho envolve todos, dos mais jovens aos mais velhos, a visão de longo prazo do projeto CARE pretende, de um modo especial, sensibilizar a geração mais adulta para o papel fundamental que detém enquanto construtora de um legado para as novas gerações. Para que tal objetivo seja atingido, o projeto CARE foi desenhado para fornecer informações objetivas e isentas sobre os efeitos económicos e ambientais das decisões de consumo, cobrindo também preocupações sociais, condições de trabalho ou o impacto cultural da produção de bens e serviços. A ação do CARE desenvolve-se em 4 grandes áreas:

• Alimentação responsável – baseada em produtos naturais, sazonais e de proximidade
  • Mobilidade responsável – através da opção por meios de transporte saudáveis e menos poluentes
  • Vestuário responsável – encorajando a aquisição de materiais duráveis, reutilizados e recicláveis
  • Uso de recursos responsável – procurando maximizar uma gestão eficiente do desperdício

Em paralelo, o projeto CARE visa ainda promover, alimentar e fortalecer iniciativas e projetos de negócios que atendam às premissas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, nomeadamente ao nível das PME, dando-lhes visibilidade enquanto fornecedoras de uma grande maioria dos bens e serviços da vida quotidiana. Neste contexto, o CARE pretende contribuir para ações de economia circular, através de atitudes concretas de combate ao êxodo rural, e da valorização de atividades tradicionais ligadas à agricultura e à pecuária, à mobilidade de baixo impacto, ao artesanato, ao turismo no mundo rural, e de todas as atividades promotoras de um desenvolvimento sustentável. Na perspetiva do CARE, a promoção da procura por bens e serviços responsáveis e sustentáveis, aumentará a economia circular, através da divulgação de experiências, tanto de consumo quanto de fornecimento, servindo como um mercado de ideias e oportunidades para o desenvolvimento de empresas ambiental, social e economicamente sustentáveis.

Ao longo dos 2 anos de duração do projeto (mais 2 anos de acompanhamento), os parceiros do CARE irão desenvolver todo um conjunto de informação validada e diferentes materiais de trabalho que, posteriormente, servirão de base para a construção de programas de formação e de produtos intelectuais. Estes produtos, desenhados para sensibilizar e educar na área do consumo responsável, embora mais diretamente direcionados para a população adulta, compreendem também uma vertente para os consumidores, no geral, e para os formadores de adultos e jovens. Os recursos assim construídos serão implementados tanto no modelo online como no presencial, e desenhados para chegar ao maior número possível de pessoas. O CARE conta ainda com uma plataforma dedicada, a ser construída, desenvolvida e mantida durante, ao longo e após projeto. A formação a ser ministrada pelo CARE fará uso de uma metodologia inovadora de micro-cursos, oferecidos numa variedade de formatos, tal como texto, vídeos e áudios. O CARE disponibilizará também um Fórum de negócios que, funcionando como incubadora de ideias, irá permitir a criação de um espaço para a receção de propostas de vocação empreendedora e, posteriormente e em resultado da análise dessas propostas pelos parceiros com experiência de consultoria, para a identificação de ideias de negócio capazes de concretização.

A Universidade de Aveiro (UA), enquanto parceira do CARE, assume diferentes responsabilidades (gestão, produção, revisão, divulgação e relato) ao longo das várias fases da matriz processual do projeto. Em particular e dada a sua natureza e missão enquanto Instituição de Ensino Superior, destacamos a ação da UA em três níveis: da contribuição para a construção do resultado intelectual respeitante à comunidade virtual de conhecimento em consumo responsável; da responsabilidade pela criação e revisão dos cursos de formação em consumo responsável, preparados para serem oferecidos em dois níveis (básico e técnico) e nas quatro áreas referidas; e da responsabilidade pelo acolhimento do evento transnacional final.

O projeto CARE, liderado pela Universidade de Málaga, é coordenado em Portugal pela docente e investigadora do ISCA-UA e do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro e, para além do consórcio internacional entre os 4 países e as 7 instituições envolvidas, conta também com vários Parceiros Associados de referência, dos quais destacamos, em Portugal, a CEP – Circular Economy Portugale e a RUTIS – Rede de Universidades Seniores.

Para mais informações, contacte margarida.pinheiro@ua.pt