11 novembro, 2021 | 10h00 – 11h30 | online

A investigadora do CIDTFF Rosa Maria Faneca participou a convite do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM), nas “Curtas de Inspiração” da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI).

Organizadas pelo ACM, pela Direção-Geral da Educação e pela Fundação Aga Khan, Portugal, as Curtas de Inspiração tiveram como tema “Estratégias e Reflexões sobre o Acolhimento da Diversidade Cultural e Linguística em contexto escolar”, e contaram com a participação de cerca de 100 professores.

A 1ª Curta, apresentada pela investigadora a 11 Novembro, entre as 10h00-11h30, intitulou-se “Como podemos melhor acolher e integrar em contexto de sala de aula? As biografias linguísticas e o kamishibai plurilingue”. 

Enquadramento:

A pluralidade linguística, cultural e étnica, que reflete a atual escola portuguesa, pode ser vista como uma oportunidade para diferentes aprendizagens, partilhando diferentes visões de mundo. Os professores necessitam de materiais didáticos e de formações pedagógicas que lhes permita gerir e conviver com a alteridade e ajude a descobrir estratégias e modelos inovadores de ensino, que promovam o acolhimento da diversidade linguística e cultural dos alunos e das famílias.

As biografias linguísticas e o kamishibai plurilingue, pelo seu potencial educativo e as suas características multimodais, podem constituir parte dessas estratégias.