Encontra-se aberto, até ao próximo dia 12 de dezembro, o concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD) no âmbito do projeto “EduCITY – Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (PTDC/CED-EDG/0197/2021), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro.

Podem candidatar-se pessoas com grau de Doutor em Educação, em Multimédia em Educação ou área afim, com preferência em investigação na área da aprendizagem baseada no jogo e/ou na área da Internet das Coisas e/ou na área da Educação para a Sustentabilidade. 

plano de trabalhos deve contribuir para os objetivos do projeto EduCITY e implica a realização das tarefas: recolher, analisar e manter atualizada a bibliografia relacionada com a problemática em estudo; apoiar a conceção e testagem da aplicação móvel utilizando realidade aumentada e a plataforma de criação de jogos, a desenvolver por uma empresa; colaborar no desenvolvimento de guiões didáticos digitais sobre sustentabilidade; organizar e dinamizar atividades com diferentes públicos-alvo, incluindo formação de professores; colaborar na recolha e análise de dados de investigação; colaborar na preparação de publicações científicas e de disseminação do projeto; apoiar a redação dos relatórios anuais do projeto.

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 1 de março de 2022, eventualmente renovável por períodos adicionais de 12 meses, até ao limite máximo do financiamento aprovado (31/12/2024).

São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda o regime estabelecido no artigo 7.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A BIPD só pode ser concedida desde que se verifiquem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

1. O grau de doutor tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

2. A investigação pós-doutoral seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foram desenvolvidos os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor; 

3. As atividades de investigação não exijam experiência pós-doutoral;

4. As atividades de investigação tenham um prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;

5. O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.


Informações mais detalhadas sobre o concurso devem ser consultadas nos editais publicados no EURAXESS e disponíveis para download nos links abaixo:

Versão portuguesa: https://www.ua.pt/file/67624 | Versão inglesa: https://www.ua.pt/file/67625