A FCT divulgou, a 28 de julho de 2021, a lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados do Concurso para apoio a Projetos em todos os Domínios Científicos 2021 (ver aqui).

Acolhido cientificamente pelo CIDTFF, o “EduCITY – Smart and sustainable cities with Augmented Reality mobile educational games made by and for the Citizens”, de Lúcia Pombo como Investigadora Responsável e Margarida M.Marques como Co-Investigadora Responsável, foi o projeto com mais elevada classificação, de um total de quatro projetos recomendados para financiamento pelo painel Educational Sciences, na categoria “Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico”.

Com a Universidade de Aveiro (UA) como instituição proponente, o projeto conta com elementos de quatro unidades de investigação da UA, a saber:

• CIDTFF – Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Vânia Carlos e Teresa Neto;
  • CESAM – Rosa Pinho, Sónia Rodrigues e Myriam Lopes;
  • DigiMedia – Óscar Mealha, Pedro Beça e Rui Raposo;
  • IEETA – Paulo Dias;

e ainda com dois consultores externos: Martin Nistal-Llamas, da Universidade de Vigo, e Olga Mayoral, da Universidade de Valência.

O EduCITY tem como objetivo promover cidades sustentáveis, criando um ambiente inteligente de aprendizagem suportado por uma app móvel com jogos de localização baseados em desafios que integram recursos educativos em realidade aumentada (RA), como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros. Estes jogos são cocriados pela comunidade escolar, académica e geral e integram desafios interdisciplinares atrativos para serem explorados por cidadãos em passeios pela cidade. Pretende, assim, alargar a toda a cidade as atividades do EduPARK, projeto financiado entre 2016 e 2019, e que tinha como objetivo criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências Naturais, Físico-Químicas, Matemática, História, entre outras, através da criação de uma aplicação interativa em RA, com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, tomando como laboratório educativo o Parque Infante D. Pedro.

Ao painel das Ciências da Educação, foram submetidas 15 candidaturas na modalidade “Projetos de Investigação de Caráter Exploratório” (cinco destas recomendadas para financiamento) e 73 na modalidade “Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico” (quatro destas recomendadas para financiamento).

De acordo com a notícia da FCT, os 551 projetos aprovados representam um investimento de 74,9 milhões de euros, suportados por fundos nacionais, através do orçamento da FCT.