Rui Marques Vieira | Revista Ciências & Ideias, V.12, N.3, pp. 61-172
Resumo:
A educação em ciências tendo em vista a meta da literacia científica para todos e desde os primeiros anos de escolaridade tem vindo a assumir-se como uma necessidade e uma exigência social e económica de vários países. Uma das vias, que progressivamente tem sido defendida por parte da comunidade científica desta área, é a educação, perspetiva ou orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade. Outra que tem sido apontada é a que se prende com a promoção de capacidades, como as de pensamento crítico. Neste quadro e, particularmente na sequência de trabalhos de investigação que procuram a integração da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade com o pensamento crítico, procura-se começar por fundamentar a sua relevância. Nesse sentido apresenta-se em seguida uma breve resenha da investigação que se tem realizado em torno destas duas finalidades da educação em ciências para depois se salientar as suas articulações e, a partir destas, se destacar um quadro concetual que se tem vindo a aprimorar ao longo dos últimos 10 anos. Depois descreve-se e destacam-se algumas das propostas didáticas desenvolvidas a partir do mesmo referencial para a educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade. No final destacam-se algumas implicações futuras para a investigação, formação e inovação na educação em ciências com orientação CTS/PC e na formação de professores.
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Referência:
Vieira, R. M. (2021). Ciência-Tecnologia-Sociedade com Pensamento Crítico na Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade. Revista Ciências & Ideias, 12 (3), 61-172. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1898