14 dezembro, 2021 | 15h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 14 de dezembro de 2021, pelas 15h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Agenor Francisco de Carvalho, com o título “Formação de Professores de Língua Portuguesa Para o Acolhimento de Refugiados”.

Agenor de Carvalho é orientado pelas investigadoras Maria Helena Ançã (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) e Maria do Socorro Pessoa (coorientadora, UNIR – Universidade Federal de Rondônia, Brasil).

ver mais | acesso à sessão pública

Resumo:

A estudo “Formação de professores de língua portuguesa para o acolhimento de refugiados” emerge no campo das investigações relacionadas à educação em línguas em contexto migratório. O objetivo é investigar as necessidades formativas em serviço dos professores de língua portuguesa (LP) quando precisam lecionar o português como língua de acolhimento (PLA) para estudantes imigrantes/refugiados (IR) venezuelanos. Sob orientação qualitativa e com o suporte do paradigma quantitativo empenha-se em colaborar para a formação em serviço de professores de LP como PLA para estudantes IR venezuelanos em Roraima-Brasil. Escolhemos o estudo de caso para a investigação em duas escolas públicas de Ensino Médio (EM). Os relatos dos participantes foram analisados com o recurso do software de análise de dados qualitativos WebQda. Esse instrumento foi necessário para que soubéssemos as necessidades formativas dos professores e as necessidades de aprendizagem da LP pelos estudantes e, com os resultados, empreendemos a formação em serviço de professores em 2019/2020. Uma das etapas da formação foi a elaboração de projetos educacionais, interdisciplinares para o ensino da LP como PLA, tendo por base a interculturalidade e a intercompreensão. Tais projetos foram impactados pela pandemia da COVID-19, em razão do ano letivo ter sido suspenso. As conclusões deste estudo nos levaram a afirmar que: a partir das necessidades de adaptação e de motivação dos estudantes quanto à aprendizagem da LP e as necessidades formativas dos professores é possível estabelecer políticas linguístico-didáticas para a formação em serviço de professores de LP como PLA.

Palavras-chave: políticas linguístico-didáticas, português como língua de acolhimento, estudantes imigrantes/refugiados venezuelanos em Roraima, formação em serviço de professores.