3 dezembro, 2021 | Online
As investigadoras do CIDTFF Teresa Bixirão Neto, Fátima Regina Jorge e Isabel Cláudia Nogueira foram as dinamizadoras de uma Mesa Temática subordinada ao tema “Educação matemática, cidadania e desenvolvimento – diálogos no séc. XXI” no Encontro Ibero-Americano de Programas de Pós-graduação em Educação Matemática, que decorreu online entre os dias 1 e 3 de dezembro.
A mesa temática esteve alicerçada no reconhecimento da matemática como parte indissociável de uma cidadania do século XXI participativa, empenhada e reflexiva
A tríade educação matemática-cidadania-desenvolvimento está, sem qualquer dúvida, na agenda atual da Educação Matemática e continuará certamente no nosso futuro mais próximo. Alvo de reflexão já significativa, origem de orientações em programas de pós-graduação na área da Educação e, em especial, na área da Educação Matemática, e em destaque em vários estudos internacionais como o PISA, esta relação tem vindo a ser crescentemente valorizada ao nível da literacia matemática em várias dimensões da vida pessoal, cívica e profissional.
Neste âmbito, o valor da ligação da matemática a contextos diversificados e associados a questões da vida quotidiana, laboral, social ou científica, assume especial e crescente relevância pois, a par de favorecer abordagens interdisciplinares, pode confluir para o desenvolvimento das chamadas competências-chave para o século XXI.
Proporcionou-se um espaço de diálogo e de reflexão sobre este tema, tendo por base experiências já realizadas e que poderão alimentar essa mesma reflexão. Assim, contou como convidadas as investigadoras do CIDTFF Lúcia Pombo e Érika Ribeiro, e, ainda, o professor de matemática Joaquim Pinto e Teresa Fernandez Blanco, professora da Universidade de Santiago de Compostela.
O evento foi organizado pela Associação Ibero-americana de Universidades de Pós-Graduação, pela Rede Ibero-americana de Investigadores em Matemática Educativa e pela Universidade de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”, Cuba.