Já se encontra disponível o primeiro número da série Temas, da coleção dos “Cadernos do LabELing”, intitulado “Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal” e da autoria dos investigadores Flávia Vieira, Sandie Mourão, Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Mário Cruz (CIDTFF), Carolyn Leslie, Maria Isabel Orega, Ana Sofia Pinho (CIDTFF), José Reis Jorge, Elisabete Mendes Silva e Ana Raquel Simões (CIDTFF).

O LabELing – Laboratório de Educação em Línguas foi criado no seguimento do processo de reestruturação interna dos laboratórios do CIDTFF, no âmbito do qual foram extintos o LALE – Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e o LEIP – Laboratório de Investigação em Educação em Português.

Mantendo a tradição de publicações dos dois laboratórios – Cadernos do LALE e dos Cadernos do LEIP – estreia-se agora com uma coleção dividida em duas séries: “Propostas” e “Temas”.

Excerto da introdução:

O Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi criado em Portugal em 2015 em diversas instituições de ensino superior (IES), quando o Inglês passou a constituir uma área curricular obrigatória nos 3.º e 4.º anos de escolaridade no ano letivo de 2015-16. Até então e ao longo de cerca de uma década, era uma oferta de escola como Atividade de Enriquecimento Curricular ou Oferta Complementar, de frequência opcional, sendo maioritariamente assegurada por professores habilitados para o ensino de Inglês noutros níveis de escolaridade ou sem habilitação para a docência. A criação deste mestrado veio permitir a requalificação de professores e a formação de novos professores, abrindo caminho ao crescimento de uma área emergente no nosso país – o ensino de Inglês a crianças. Com o propósito de promover esta área, foi criada em 2017 a rede nacional PEEP – Primary English Education in Portugal, que reúne docentes formadores e investigadores de diversas IES e que tem vindo a desenvolver atividades de investigação e de disseminação. Uma dessas atividades foi o estudo de âmbito nacional aqui relatado, cuja finalidade foi mapear abordagens da formação neste mestrado. O estudo foi realizado de 2018 a 2020 e coordenado pelas duas primeiras autoras, envolvendo 17 docentes de 10 IES do Norte, Centro e Sul do país – 4 Institutos Politécnicos e 6 Universidades:

− Institutos Politécnicos: Bragança, Guarda, Porto, ISEC-Lisboa
− Universidades: Algarve, Aveiro, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa, Porto.

ver mais

– – – – –

Referência:
Vieira, F., Mourão, S., Andrade, A. I., Cruz, M., Leslie, C., Orega, M. I., Pinho, A. S., Jorge, J. R., Silva, E. M., & Simões, A. R. (2021). Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/7c22-xx38