Decorreu na passada quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, a primeira sessão da formação “Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo – Criação e validação de recursos educativos”.

Esta formação, em modalidade Círculo de Estudos, marca o arranque do segundo ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1.º CEB”, numa parceria entre os Centros de Competência TIC da ESE/IP de Setúbal e da Universidade de Aveiro (CCTIC-UA).

No ano letivo 2020/2021, ainda antes do arranque do Plano de Capacitação Digital, o CCTIC-ESE/IPS deu início ao projeto “Comunidades de Prática no 1.º Ciclo” por considerar que continuam a existir, nomeadamente neste ciclo, constrangimentos ao nível da utilização das Tecnologias Digitais (TD), tais como:

– A ideia de que as tecnologias surgem para além do currículo e dificultam o seu cumprimento;
– a falta de experiência de utilização pedagógica das TD;
– a dificuldade em gerir a própria sala de aula, consequência, também, da falta de experiência na utilização das TD com os alunos.

Foi bem acolhido pelos docentes envolvidos, e respondendo aos seus anseios de lhe dar continuidade, a iniciativa encontra-se a decorrer no ano letivo 2021/2022, alargando o seu leque de ação ao envolver docentes de outras zonas do País, nomeadamente os da área de ação do CCTIC-UA. Este trabalho conjunto surge da perceção de que o alargamento das redes de colaboração é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos professores.

O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas per se, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.

Definimos como principais objetivos do projeto:

– Implementar uma pequena comunidade de prática com professores do 1.º ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TD;
– construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TD assumam o seu papel de área de integração curricular transversal;
– partilhar pequenos projetos comuns;
– debater a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado);
– divulgar o trabalho realizado nas páginas oficiais dos CCTIC da ESE/IPS e do CCTIC-UA e nas redes sociais;
– alargar progressivamente a comunidade a outros membros.

Para saber mais visite o site do projeto em http://projetos.ese.ips.pt/cpraticapeb/

Integram a equipa do projeto, da parte do CCTIC-UA, as investigadoras Maria José Loureiro (CIDTFF, DEP, UA) e Susana Senos (DEP, UA).