A Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) noticiou recentemente o projeto “Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira” (PEBIF), uma iniciativa para o desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais em professores e alunos que une os governos de Portugal, Espanha e as comunidades autónomas de Analuzia, Castela e Leão e Extremadura.
O projeto enquadra-se no protocolo de colaboração assinado a 17 de dezembro entre a UA e a OEI e conta com a colaboração de uma equipa de investigadoras do CIDTFF na consultoria científica (Maria Helena Araújo e Sá) e nas atividades de formação (Maria Helena Araújo e Sá, Ana Raquel Simões e Rosa Faneca), e ainda de duas investigadoras da Universidade Complutense de Madrid (María Matesanz del Barrio e Viviane Ferreira Martins). A equipa contará ainda com o contributo de duas bolseiras de investigação financiadas pela OEI ao abrigo do protocolo de colaboração, Carolina Lourenço Simões e Andrea Alves Ulhôa, que desenvolverão, entre janeiro e maio de 2022, os projetos “Educação plurilingue e intercultural em escolas espelho da fronteira luso-espanhola” e “A práxis docente intercultural e bilíngue nas fronteiras entre Portugal-Espanha: Os contributos d’ “A Raia”, respetivamente.
A implementação da oficina de formação “Bilinguismo e interculturalidade na fronteira Portugal-Espanha: propostas de intervenção pedagógica no 1.º CEB” (com duração de 50 horas e acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Continua com o número de registo CCPFC/ACC-111445/21), construída no âmbito deste projeto, foi iniciada em outubro de 2021 e prolongar-se-á até abril de 2022, envolvendo 39 professores e 613 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.