7 fevereiro, 2022 | 14h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 7 de fevereiro de 2022, pelas 14h00, na sala de Atos Académicos do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação, de Ana Margarida Rocha Cardoso Nunes da Costa, com o título “A Diversidade da Língua Inglesa – o Ponto de Partida para o Desenvolvimento da Competência Plurilingue”.
Ana Margarida Costa é orientada pelas investigadoras Gillian Grace Owen Moreira (CLLC, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro) e Ana Sofia Reis de Castro e Pinho (CIDTFF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).
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Resumo:
Reconhecendo a pertinência e a urgência investigativas das temáticas relacionadas com as políticas linguísticas educativas que o Conselho da Europa (e não só) tem promovido, este estudo assenta na valorização do plurilinguismo, da diversidade linguística e cultural e do diálogo intercultural como elementos essenciais à cidadania democrática e à coesão social nas sociedades do século XXI (cf. Beacco & Byram, 2003). Neste contexto, atribui-se particular importância ao desenvolvimento dos repertórios linguístico-comunicativos dos sujeitos, bem como à promoção das suas competências plurilingue e intercultural (cf. Andrade et al., 2003; Beacco & Byram, 2003, 2007; Byram, 1997), colocando-se em destaque as mais-valias do ensino e aprendizagem de línguas para a concretização destes objetivos.
Nesse sentido, e tomando a língua inglesa como foco do estudo, concebeu-se um projeto de investigação que visa compreender a relação entre o ensino e aprendizagem desta língua em particular, recorrendo a uma abordagem didática baseada na diversidade intralinguística e cultural que a caracteriza (cf. Kachru, 1995; Schneider, 2011), e o desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural dos alunos.
Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso, organizado em duas fases: numa primeira fase, procedeu-se a uma análise do Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais (Ministério da Educação, 2001) e do Programa e Organização Curricular do Inglês para o 3.º CEB (Ministério da Educação, 1997), documentos que, à data, orientavam o ensino da língua inglesa no 9.º ano de escolaridade, o ano escolhido para a intervenção, com o objetivo de contextualizar o plano de intervenção didática que viria a ser desenvolvido na fase seguinte. A segunda fase correspondeu à construção de um plano de intervenção didática e à sua dinamização numa turma do 9.º ano de escolaridade, de uma escola do concelho de Aveiro, na disciplina de Inglês. Este plano consubstanciou -se num conjunto de módulos pedagógico -didáticos que foram operacionalizados num total de 16 sessões, ao longo de um ano letivo. As atividades desenvolvidas promoveram o contacto dos alunos com diferentes variedades da língua inglesa (Englishes), sob diferentes formas.
Os dados recolhidos durante a implementação deste plano foram tratados e analisados segundo os procedimentos da análise de conteúdo, tendo sido definidas três macro categorias de análise que representam as dimensões comuns aos modelos conceptuais das competências plurilingue e intercultural: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes. A análise e discussão dos resultados colocou em evidência indícios de que a abordagem didática adotada neste estudo, uma abordagem à língua inglesa que englobe a sua diversidade intralinguística e cultural, valorizando as vozes distintas que se expressam através dela, e explore questões globais, pode, de facto, desempenhar um papel importante no desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural dos jovens.