Teresa Neto | Actas del Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico

Resumo:

Nesta comunicação apresenta-se o sistema de práticas matemáticas e didáticas vivido numa experiência de formação contínua de professores de matemática em São Tomé e Príncipe. A formação desenvolvida tinha como resultado esperado a melhoria das competências dos professores são-tomenses do ensino secundário no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Euclidiana. O sistema de práticas matemáticas y didácticas desenvolvido, durante a formação, teve uma preocupação constante em estabelecer a ligação ente a matemática e a vida real. Além disso, a adoção da noção de idoneidade didática, com as suas várias facetas (com especial atenção para a faceta ecológica) permitiu momentos de reflexão sobre a organização e o conteúdo curricular, no sentido de uma formação de cidadãos informados para a relevância da inter-relação entre a Matemática e a Sociedade, contribuindo para se atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável para milénio.

Palavras-chave: Formação de professores, enfoque ontossemiótico, conhecimento didático-matemático, geometria.

ver mais