Já se encontra disponível o “Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores”, em acesso aberto, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro.
Esta publicação reúne os textos completos que foram submetidos após a apresentação durante o V ENJIE, num total de 76 textos distribuídos em 12 secções:
– Administração, organização e política educacional (11 textos);
– Avaliação e supervisão (7 textos);
– Educação mediada pelas tecnologias (12 textos);
– Educação em ciências (5 textos);
– Educação em línguas (6 textos);
– Educação matemática (4 textos);
– Educação nos primeiros anos (3 textos);
– Educação para a inclusão (8 textos);
– Estudos curriculares (2 textos);
– Formação de adultos, professores e formadores (7 textos);
– Psicologia da educação (2 textos);
– Sociologia da educação (9 textos).
Como evidenciado durante o V ENJIE e através dos textos publicados, a elevada qualidade da investigação produzida na área das Ciências da Educação e no contexto da formação avançada dos programas de Mestrado e Doutoramento pelos jovens investigadores representa o potencial de futuro de uma geração de novos investigadores e da área em Portugal.
O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – ENJIE – é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, um grupo de 16 Unidades de Investigação e Desenvolvimento na área da Educação.
A edição de 2021 do ENJIE foi da responsabilidade do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação.
A obra será apresentada no próximo dia 4 de fevereiro, no âmbito do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, a ter lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, em formato presencial.
– – – – –
Referência:
Araújo e Sá, M. H., & Morgado, L. (orgs.) (2022). Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538