O “Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores”, disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, inclui vários textos da (co)autoria de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer:


Administração, organização e política educacional:

Mobilidade transnacional de alunos do ensino não superior em Portugal: um estudo de caso | Isabel Abelheira (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (CIDTFF) (pp. 73-84)

Regulação local da educação em Portugal: configurações e desafios da relação entre o município e os agrupamentos de escolas | Salomé Simões (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (pp. 127-136)


Educação Mediada pelas Tecnologias:

O uso de tecnologia móvel na aprendizagem ativa: perspectiva de diretores e professores do Instituto Federal de Pernambuco | Hugo Dantas (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) (pp.337-354)

Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes para superar os desafios do ensino à distância | Maria Castelhano, Daniela Pedrosa (CIDTFF), José Cravino (CIDTFF) & Leonel Morgado (pp. 383-394)


Educação em ciências:

O ensino experimental das Ciências Naturais: Impacto das Aprendizagens Essenciais nas suas dinâmicas | Hugo Oliveira & Jorge Bonito (CIDTFF) (pp. 485-498)


Educação em línguas:

A banda desenhada na comunicação e educação em ciência | Marina Mota (CIDTFF), Cristina Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) (pp. 547-560)

Investigação em educação para a diversidade linguística e cultural em Portugal: contributos para a sustentabilidade | Ricardo Torres (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF) (pp. 561-574)

Representações das línguas e do Outro em comunidades escolares: uma revisão de tipo narrativo da literatura | Sara Santos (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF) (pp. 575-588)


Educação matemática:

Educação matemática mediada por tecnologia digital em escolas públicas do distrito federal, Brasil, em contexto de pandemia | Luís Lapa (CIDTFF) & Isabel Cabrita (CIDTFF) (pp. 667-680)


Formação de adultos, professores e formadores:

Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras | Andrea Ulhôa (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) (pp. 883-894)

A importância da Formação em Aconselhamento no Luto | Cristina Felizardo (CIDTFF) & Paula Santos (CIDTFF) (pp. 913-926)

Formação de professores/as de Português e Justiça Social no contexto Amazônico Paraense | Helane Fernandes (CIDTFF) & Ana Isabel Andrade (CIDTFF) (pp. 927-940)


Sociologia da educação:

Percursos de In(ex)clusão Social no Ensino Profissional: traçando a abordagem teórico-concetual de um projeto em coconstrução | Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) (pp. 1013-1026)

A obra foi apresentada a 4 de fevereiro, no âmbito do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, que teve lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, em formato presencial.

ver mais

– – – – –

Referências:

Araújo e Sá, M. H., & Morgado, L. (orgs.) (2022). Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Abelheira, I., & Gonçalves, M.(2022). Mobilidade transnacional de alunos do ensino não superior em Portugal: um estudo de caso. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 73-84). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Simões, S., & & Gonçalves, M.(2022). Regulação local da educação em Portugal: configurações e desafios da relação entre o município e os agrupamentos de escolas. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 127-136). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Dantas, H., & Cabrita, I. (2022). O uso de tecnologia móvel na aprendizagem ativa: perspectiva de diretores e professores do Instituto Federal de Pernambuco. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 337-354). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Castelhano, M., Pedrosa, D., Cravino, J., & Morgado, L. (2022) Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes para superar os desafios do ensino à distância. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 383-394). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Oliveira, H., & Bonito, J. (2022). O ensino experimental das Ciências Naturais: Impacto das Aprendizagens Essenciais nas suas dinâmicas. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 485-498). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Mota, M., Sá, C. M., & Guerra, C. (2022). A banda desenhada na comunicação e educação em ciência. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 547-560). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Torres, R., Simões, A. R., & Pinto, S. (2022). Investigação em educação para a diversidade linguística e cultural em Portugal: contributos para a sustentabilidade. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 561-574). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Santos, S., Simões, A. R., & Pinto, S. (2022). Representações das línguas e do Outro em comunidades escolares: uma revisão de tipo narrativo da literatura. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 575-588). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Lapa, L., & Cabrita, I. (2022). Educação matemática mediada por tecnologia digital em escolas públicas do distrito federal, Brasil, em contexto de pandemia. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 667-680). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Ulhôa, A., & Araújo e Sá, M.H. (2022).Interculturalidade na formação contínua de professores em escolas de fronteiras. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 883-894). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Felizardo, C., & Santos, P. (2022). A importância da Formação em Aconselhamento no Luto. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 913-926). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Fernandes, H., & Andrade, A. I.. (2022). Formação de professores/as de Português e Justiça Social no contexto Amazônico Paraense. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 927-940). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538

Traqueia, A., Gonçalves, M, & Madeira, R. (2022). Percursos de In(ex)clusão Social no Ensino Profissional: traçando a abordagem teórico-concetual de um projeto em coconstrução. In M. H. Araújo e Sá, & L. Morgado (orgs.), Livro de atas do V ENJIE: investigação em educação e responsabilidade social – vozes dos jovens investigadores (pp. 1013-1026). UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538