A FCT publicou o aviso do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022, destinado a apoiar investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor.

As candidaturas decorrem de 8 de março a 7 de abril de 2022 (17h00), via portal myFCT.

Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados-membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.

São definidas duas linhas de candidatura: 

1. As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, bem como outras instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, correspondendo a candidaturas a submeter à linha de candidatura geral.

2. As candidaturas cujo programa de trabalho decorra, total ou parcialmente, em instituição de acolhimento não académica, doravante designadas candidaturas em ambiente não académico, deverão ser submetidas na linha de candidatura correspondente e serão avaliadas por um painel específico.

Independentemente da linha de candidatura, o plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou decorrer integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro); neste último caso, será necessário explicitar claramente os motivos pelos quais a bolsa decorrerá exclusivamente no estrangeiro.

Para mais informações, por favor consultar a página do concurso.