28 fevereiro, 2022 | 15h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 28 de fevereiro de 2022, pelas 15h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Flávia Lamounier Gontijo, com o título “Prática de Documentação Pedagógica em Creche: um Estudo em Portugal e no Brasil”.

Flávia Gontijo é orientada pelas investigadoras Gabriela Portugal (CIDTFF, DEP, UA) e Luciana Esmeralda Ostetto (Faculdade de Educação, Departamento Sociedade Educação e Conhecimento, Universidade Federal Fluminense).

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Resumo:

A tese investiga a utilização da Documentação Pedagógica como possibilidade de acompanhar as crianças no processo de desenvolvimento e aprendizagem, assim como nas práticas educativas. A finalidade desta investigação é compreender a prática da documentação na dinâmica pedagógica, a partir de duas experiências em creches: uma situada em Leiria/Portugal, cujo trabalho se deu em janeiro e novembro de 2018; e outra em Salvador/Brasil, em abril de 2018 e março de 2019, como também, identificar as implicações conceptuais e pedagógicas dessa prática no trabalho educativo com crianças de 0 a 3 anos. A estratégia metodológica partiu do estudo das legislações que regulamentam a Educação Infantil nos dois países e de uma revisão integrativa com o intuito de mapear as discussões, as pesquisas e práticas que validam a utilização da Documentação Pedagógica na creche. A investigação empírica se enquadrou no paradigma descritivo/interpretativo de natureza essencialmente qualitativa envolvendo pesquisa do tipo Estudo de Casos Múltiplos. A coleta de dados envolveu as técnicas de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Ao longo desta investigação foi construído um conceito para DP como um conjunto de ações/dimensões que implicam concepções e práticas em perspectiva didática, política, ética e estética. Como parte integrante do trabalho pedagógico, a perspectiva didática diz respeito a concepções de aprendizagem e ensino; a política refere-se à dimensão social, em uma prática democrática; a ética diz do valor da participação e colaboração dos envolvidos na formação das crianças; e a estética, entendida como o estabelecimento de conexões sensíveis, ou seja, relacionada com uma educação da e pela sensibilidade. Concluiu-se, mesmo que provisoriamente, que a experiência com DP condiciona e é condicionada pelos modos como se estabelecem relações e conexões entre pessoas situadas cultural, social e temporalmente em determinados contextos físicos e simbólicos. Assim como o ambiente relacional, dialógico e interativo é também condicionado pelo modo de organização institucional, considerando princípios e valores delineados pelas mesmas perspectivas didática, política, ética e estética.