2 de março, 2022 | 14h30| Videoconferência

Realizam-se no dia 2 de março de 2022, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Fátima Bandeira Hartwig, com o título “Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e ou refugiados”.

Fátima Hartwig é orientada por Maria Helena Ançã (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro) e Manuel Ferreira Rodrigues (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

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Resumo:

A presente investigação teve como problemática de partida a chegada de alunos na condição de Imigrantes e/ou Refugiados (I e/ou R) às escolas públicas do Distrito Federal (DF) e a falta de preparação dos professores para atuar junto ao público em questão, nomeadamente no ensino da Língua Portuguesa (LP). O objetivo foi identificar as principais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos professores que ensinam a (LP) nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), frente à nova realidade migratória brasileira. Tal fato é importante para compreender as demandas por Formação Continuada de professores diante do presente fenômeno. Para o alcance deste objetivo foram analisados os aspectos educativos e as propostas formativas contempladas em legislações educacionais brasileiras.

O intuito foi verificar propostas e metas contidas em tais documentos que contribuam com a Formação Continuada de professores cujo aspecto intercultural possa ser relevante para o ensino da LP com sentido de uso e prática social, a partir de concepções linguísticas que atendam às singularidades dos alunos na condição de I e/ou R, o que requer conhecimentos sobre Educação em Línguas para a abordagem da Diversidade Linguística e Cultural, por meio da Intercompreensão, do Entre-Línguas, das Línguas de Fronteiras e da Educação Intercultural.

Nesse sentido, a proposta volta-se para o ensino da LP como Língua Não Materna (PLNM) por meio de concepções pedagógicas que permitam a inter-relação da LP com outras línguas e culturas, como as dialógicas, reflexivas, interculturais e decoloniais. São concepções que exigem a urgente oferta de Formação Continuada de professores voltada àqueles que atuam em Contexto Migratório, sem descartar a importância de a Formação Inicial em cursos de Licenciatura abordar a temática migratória em seus currículos, incluindo a formação em PLNM.

A investigação é de cunho qualitativo, por meio de uma metodologia pautada pelo paradigma interpretativo. Os participantes da pesquisa possuem formação em Pedagogia ou em Letras/Português. O escopo foi entender a realidade vivida pelos professores e as especificidades relacionadas à Prática Educativa e ao ensino da LP por esses profissionais com diferentes formações. Isto posto, que a investigação aqui desenvolvida possa iluminar o monolinguismo assente na História da Educação brasileira. A partir de tal contexto, as conclusões apontam para a real necessidade de Formação Continuada de professores para o ensino da LP a sujeitos que não têm essa como Língua Materna (LM), a qual possa se concretizar enquanto Política Pública educacional.

Palavras-chave: Educação; História da Educação; Formação Continuada de Professores; Imigrantes e/ou Refugiados; Português Língua Não Materna.