A equipa do LoCALL, um dos projetos do mês de fevereiro do CIDTFF, dá a conhecer um pouco mais sobre este projeto Erasmus + e lança um desafio a todos os interessados.

Nos últimos três anos temos vindo a trabalhar com professores e alunos, propondo novos métodos e ferramentas de aprendizagem colaborativa em torno da exploração da paisagem linguística dentro e fora da sala de aula. Através deste trabalho pretendemos envolver os alunos na descoberta e valorização das línguas e das culturas (as suas e as dos outros, sobretudo quando pertencentes a grupos minoritários), promover a consciência da língua, fomentar o espírito crítico e a participação responsável, e, desta forma, contribuir para a construção de comunidades mais justas e inclusivas.

Mas, afinal, o que são paisagens linguísticas?

Para descobrir a resposta a esta questão, propomos-lhe o visionamento do vídeo “Diver(c)idade: uma história sobre o dia em que a Didática de Línguas saiu à rua”.

Depois de ver o vídeo, convidamo-lo/a a partilhar connosco neste padlet as suas reações, descobertas e inquietações.

No final da semana teremos outro desafio pronto para si.

A equipa do projeto LoCALL:

Mónica Lourenço (coordenadora institucional), Sílvia Melo-Pfeifer (coordenadora do projeto), Alexandra das Neves, Ana Isabel Andrade, Ana Raquel Simões, Bruna Batista, Filomena Martins, Francisco Parrança da Silva, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Maria Helena Araújo e Sá, Maria José Loureiro, Raquel Carinhas, Rosa Faneca, Susana Pinto, Susana Senos, Mariana Clemente (consultora externa)