A equipa do projeto RECOLANG – Resources for assessing the home language competences of migrant pupils, que conta com a investigadora do CIDTFF, Filomena Martins entre os membros associados, encontra-se a realizar um inquérito europeu sobre o lugar das línguas de origem na escola, particularmente no âmbito de diferentes programas educativos ou currículos que envolvem adolescentes migrantes entre os 11-18 anos.
“The place of home languages at school”, visa recolher práticas de avaliação das competências linguísticas nas línguasmaternas/ línguas das famílias dos alunos migrantes e analisá-las, com vista a definir critérios e a produzir materiais para uma avaliação formativa que reflita percursos e repertórios plurilingues.
Será dada especial atenção à promoção da sinergia da aprendizagem de línguas e ao desenvolvimento da(s) língua(s) de escolarização, sendo o principal objetivo deste inquérito apoiar o reconhecimento social e institucional das línguas usadas em família pelos alunos imigrantes e certificar e valorizar os repertórios plurilingues dos alunos.
É constituído por duas secções complementares, destinadas a dois públicos-alvo diferentes:
1. Uma secção, disponível em árabe, inglês, francês, alemão, italiano, persa (Dari/Farsi), português e turco, destinada a alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (ou às suas famílias), que sejam oriundos da imigração e usem uma ou mais línguas de origem que não a(s) língua(s) da escola: https://surveyforlearners.questionpro.com
2. Uma secção, disponível em inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e português, para escolas e instituições de ensino, pessoal docente e da direção das escolas, centros de acolhimento e instituições envolvidas na formação inicial e contínua de professores que trabalham com este grupo etário (11-18 anos): https://enqueteinstitutionseducatives.questionpro.com
O inquérito estará disponível até ao final de 2022.