Mário Talaia (CIDTFF) | Territorium, 29 (I: Agir hoje para proteger o amanhã), pp. 13-22
Resumo:
Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.
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Referência:
Talaia, M. (2022). Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema: Um estudo de caso na educação escolar. Territorium, 29 (I: Agir hoje para proteger o amanhã), 13-22. https://doi.org/10.14195/1647-7723_29-1_2