Decorre esta quarta-feira, dia 26 de abril, aquela que é já a penúltima palestra deste ciclo de palestras UnderInvestigation: Psicologia & Educação@Ua do nosso Departamento de Educação e Psicologia.

Nesta sessão, a última dedicada à temática da Psicologia, será apresentado o trabalho: “O Jogo como expressão da interação criança-espaço exterior”, a ser dinamizada pela Professora do Departamento de Educação e Psicologia e investigadora do CIDTFF, Aida Figueiredo. Como habitual, a palestra decorre entre as 14:00 e as 15:00 no auditório 5.2.22.

A participação é aberta a toda a comunidade académica e a todos a quem possa suscitar interesse! A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia. Participe!

Breve resumo disponibilizado pela autora:

“O impacte do espaço no comportamento de jogo da criança e no seu desenvolvimento tem suscitado interesse de investigadores de diversas áreas do saber, designadamente da psicologia, da educação e da saúde. A perspetiva de descrição do espaço defendida nesta comunicação, teoria da Perceção Ecológica de Gibson, distancia-se dos paradigmas tradicionais – dualismo indivíduo-ambiente e forma –, tendo por base a interação criança-espaço e a atribuição de significado funcional das affordances situadas nesta interação. Neste quadro concetual, o jogo é percebido como uma experiência ecológica, através da qual a criança toma consciência do espaço envolvente, utilizando para esse efeito o ciclo perceção/ação/informação, permitindo o potenciar das expressões de jogo quando o espaço é promotor de affordances. O trabalho de investigação realizado pretendeu compreender as experiências de jogo desenvolvidas no espaço exterior, por um grupo de 16 crianças, de 4 jardins-de-infância. Os resultados indicam que as interações criança-espaço observadas com maior frequência são experiências de jogo paralelo, associativo e funcional.”