O EVoKE é um projeto que une professores, investigadores, profissionais da comunicação, etc. em torno de um objetivo comum: sensibilizar o público para a importância da evolução – a base para biologia moderna – e aumentar o seu conhecimento e interesse sobre matérias relacionadas com a teoria evolucionista, tais como o seu impacto nas sociedades e estilos-de-vida atuais.

O projeto mereceu recentemente em destaque na revista Nature Ecology and Evolution e também no jornal Lab Times.

Lançada por cinco membros de diferentes nacionalidades e com diferentes perfis, entre os quais a investigadora de pós-doutoramento do CIDTFF (Universidade de Aveiro) e assistente convidada Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Xana Sá Pinto, a comunidade EvoKE é atualmente constituída por 153 membros que se desdobram em diversos subgrupos. Através de diferentes abordagens, os membros EvoKE trabalham numa série de projetos e iniciativas de âmbito formal (e.g., programas de formação de professores) e não formal (e.g., exposições em museus), sempre com o intuito de destacar e educar para a área da evolução.

O primeiro encontro do projeto aconteceu entre os dias 6 e 8 de fevereiro, no Porto, no âmbito do 157º aniversário da publicação de “A origem das espécies”, a publicação de referência sobre a evolução e seus mecanismos escrita por Charles Darwin de 1859.

ver mais