O investigador do CIDTFF, Alexandre Ventura, proferiu uma conferência no XI Fórum Nacional do Sindicato dos Inspectores de Educação e do Ensino, que decorre entre 31 de março e 2 de abril de 2022, no Fundão.

A conferência, proferida pelas 11h45 de dia 1 de abril, intitulou-se “Inspeção de Educação: Quo Vadis?”.

O ponto alto deste evento é a assinatura da Primeira Carta Sindical Europeia dos Inspetores da Educação, no dia 1 de abril, que conta com a presença dos sindicatos de inspetores da educação subscritores – de Portugal (SIEE), Espanha (USIE), França (SI.EN-UNSA), Inglaterra (FDA) e Eslováquia (ODBOROVÝ ZVÄZ). A Carta será entregue, posteriormente, no Parlamento Europeu, a 9 de maio.

A ideia da criação deste documento surgiu da necessidade de alertar a sociedade civil para o facto de as Inspeções da Educação em Portugal terem um problema crescente de escassez de recursos humanos e pela não atratividade da carreira, que poderá levar à sua extinção.

As Inspeções da Educação desempenham um papel relevante e estratégico na qualidade e na equidade do sistema educativo, e no controlo da despesa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação.

ver mais