Daniela Karine Ramos, Taynara Rúbia Campos & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

Resumo:

Pensar criticamente torna-se cada vez mais uma condição para atuar no mundo globalizado de intensa interação com as tecnologias da informação e comunicação, que ampliam de forma exponencial o acesso às informações e as alternativas de comunicação, compartilhamento e interação.

Ao considerar esse amplo universo, neste livro são apresentados os jogos digitais como uma via com grande potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. De forma didática, aborda-se a definição do pensamento crítico, as características dos jogos digitais e a prática pedagógica.

As definições e a prática pedagógica são trabalhadas na análise do jogo digital Plague Inc. e na proposição de atividades pedagógicas no contexto escolar. Destacam-se aspectos relacionados ao planejamento, a avaliação e a importância da mediação pedagógica para o desenvolvimento do pensamento crítico.

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Referência:
Ramos, D. K., Campos, T. R., & Vieira, R. M. (2022). Jogos Digitais na Promoção do Pensamento Crítico: definições e práticas pedagógicas. Artesanato Educacional