Maria Castelhano, Margarida Santos, Teresa Pessoa, Daniela Pedrosa (CIDTFF) & Joana Correia | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC202s: livro de resumos, pp. 166-167

Excerto do resumo:

“Este trabalho descreve a construção de um Workshop “Ciências da Educação com as TIC”, desenvolvido com base no modelo ADDIE: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Esta formação em Blended-Learning, surge para apoio à utilização das ferramentas digitais. Este workshop integrou a dinâmica pedagógica da Unidade Curricular (UC) de Tecnologia Educacional do 1.º ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e teve como finalidade promover experiências inovadoras aos alunos para a criação, em grupo, de um website. Assim, pretendeu-se auxiliar e capacitar o estudante para o manuseamento de ferramentas
digitais, visando o desenvolvimento de um website dinâmico com a inclusão de diversos recursos. Para a operacionalização do workshop procedeu-se a uma análise prévia do contexto de atuação, nomeadamente: o público-alvo, o tempo disponível para a sessão e quais as ferramentas digitais a explorar. A realização desta análise prévia ocorreu através de uma conversa informal com a docente responsável pela UC. Foram então selecionadas as seguintes ferramentas: (1) GoogleSites; (2) GoogleForms; (3) Mentimeter; (4) Padlet; (5) Educaplay; (6) Powtoon; (7) Canva. Como elemento adicional, foi também exposta a importância dos direitos de autor do trabalho desenvolvido com os Creative Commons. Os requisitos da docente e o tempo disponível para a apresentação estiveram na base da sua seleção. O workshop apresentou três objetivos: 1.º Reconhecer a importância das ferramentas digitais na atualidade; 2.º Reproduzir tarefas utilizando ferramentas digitais; 3.º Aplicar as aprendizagens realizadas no workshop autonomamente. O desenvolvimento do workshop teve como recurso didático um website desenvolvido pelas formadoras integrando tutoriais didáticos alusivos a cada ferramenta. Os formatos destes materiais foram diversificados, e.g.: vídeos, posters e imagens. A implementação do workshop baseou-se em metodologias ativas, centradas na exploração das ferramentas e no acompanhamento dos estudantes, com vista à concretização do projeto final. Por fim, a avaliação formal das aprendizagens assentou na apresentação e na redação de um relatório relativo à criação e desenvolvimento de um website.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Castelhano, M., Santos, M., Pessoa, T., Pedrosa, D. & Correia, J. (2022). Formação em blended-learning: o workshop como apoio à utilização das ferramentas digitais. In V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, J. A. Moreira, P. Gutiez Cuevas & M. Patricio (Eds.), VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC202s: livro de resumos (166-167). Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/24666