Jorge Bonito (CIDTFF) & Zélia Anastácio | Tecendo redes e caminhos para pensar educação, inclusão e diversidade, pp. 52-76

Resumo:

O conceito de liberdade é algo difícil de definir e tem tido várias assunções ao longo do tempo. Mas parece ser ponto assente que quando aumenta a violência, a liberdade diminui: é-se violento contra alguém. A prevenção da violência é uma área prioritária da educação para a saúde em meio escolar português. Portugal tem um corpo doutrinal e legal educativo rico e diversificado, com intervenções numa multiplicidade de frentes. A questão estruturante em quase todos os sistemas educativos é a operacionalização do papel aos atos. Este trabalho começa por dar conta do enquadramento dos valores assumidos na Constituição da República Portuguesa e nos vários diplomas, projetos e documentos oficiais sobre a prevenção da violência e promoção da cidadania. Segue-se o relato de alguns resultados encontrados com investigações nacionais realizadas, para se concluir com a absoluta necessidade de continuar a investir em educação, com meios e recursos adequados, por esteser o melhor processo de formar para a cidadania, em vez de nos conformarmos com a simples, mas complexa, repressão do fenômeno.

Referência:
Bonito, J., & Anastácio, Z. (2022). Cidadania e violência em contramão: apontamentos sobre o contexto educativo português. In C. F. R. Barberena, J. H. Silva, & J. P. S. Neto (Orgs.), Tecendo redes e caminhos para pensar educação, inclusão e diversidade (pp. 52-76). Editora da Universidade Federal de Roraima. http://hdl.handle.net/10174/31761