A Ação II das Jornadas Científico-Pedagógicas “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro”, teve lugar a 29 de abril de 2022, no Auditório do Centro Cultural Português, em São Tomé, e contou com uma conferência pelo investigador do CIDTFF, António Neto Mendes.

A conferência proferida pelo investigador, intitulada “Avaliação das Escolas em São Tomé e Príncipe: uma oportunidade para o empoderamento de atores e organizações escolares?”, foi seguida de uma comunicação por parte da Inspetora Geral da Educação de São Tomé e Príncipe, Adriana Neto, sobre “Auto-avaliação das escolas em São Tomé e Príncipe: um caminho a percorrer”.

As Jornadas são uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

A Ação, subordinada ao tema “Avaliação de Escolas”, contou com a presença de Julieta Izidro, Ministra da Educação, e de cerca de 65 participantes do MEES, dos sindicatos de professores, de órgãos de gestão de escolas e da equipa do PAISE-STP.

A Ação III, a decorrer entre os dias 10 e 12 de maio de 2022, no Centro de Formação Brasil-São Tomé, será sobre “Formação Contínua de Professores”, e o programa incluirá várias intervenções de investigadoras do CIDTFF, nomeadamente:

– uma mesa-redonda intitulada “Formação contínua de professores em STP: desafios e oportunidades”, com moderação de Leonor Santos (CIDTFF, PAISE-STP) e a participação de Ana Raquel Simões (CIDTFF, DEP, UA), António Borralho (UÉ), Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA), Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA) e Paulo Costa (UÉ);

– uma oficina temática subordinada ao tema “Como resgatar o conhecimento científico ao serviço da sociedade? O exemplo da atividade de extracção do DNA”, dinamizada por Agostinho Sousa (PAISE-STP), Olga Santos (PAISE-STP), e Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA).

– a oficina temática “A comunicação escrita em língua inglesa: formas de ensinar a aprender”, dinamizada por Joana Carvalho (PAISE-STP) e Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA)

– A comunicação “Formação contínua no quadro do PAISE-STP: lições e ilações”, por Leonor Santos (CIDTFF, PAISE-STP) e por Betina Lopes e Diana Soares (UA)